No passado dia 10 de outubro – Dia Mundial da Saúde Mental – decorreu o Convívio da Memória, organizado pela ESSUA – Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro e pela NeuroLiving.

O Convívio da Memória teve lugar na ESSUA na passado 10 de outubro e teve a presença de seniores, entre os quais pessoas com problemas de memória ou outras alterações ao nível do pensamento, de cuidadores formais e familiares. Contou com a apresentação do testemunho de dois cuidadores familiares – utentes da Fundação Casa do Pessoal da Segurança Social e Saúde do Distrito de Aveiro – acerca da tarefa de prestação de cuidados à pessoa com demência, realização de uma sessão de Estimulação Cognitiva Terapêutica e terminou com um lanche ao som de música popular portuguesa dos anos 60.

O evento tinha como objetivos: a) sensibilização da comunidade para as demências, b) redução do estigma das pessoas com transtorno neurocognitivo leve ou demência em fase inicial a moderada, c) valorização do papel do cuidador e c) divulgação de ferramentas para a redução do risco de desenvolvimento de demência e para minorar a evolução das mesmas.

Da ESSUA estiveram envolvidos Marília Rua, investigadora do Grupo de Investigação 3 do CIDTFF e membro do projeto Educa&Care, Joaquim Alvarelhão e Margarida Cerqueira. A NeuroLiving foi representada pela Gerontóloga Diana Luzio, também membro do projeto Educa&Care e atualmente doutoranda no Programa Doutoral em Gerontologia da UA.