EduPARK, no âmbito das Ciências Integradas da Natureza II (CIN II), promove a atividade de aprendizagem móvel em contexto outdoor “Biodiversidade e preservação”. Os alunos/futuros profissionais em Educação experienciam uma aprendizagem contextualizada no parque da cidade, com recurso à Realidade Aumentada, integrando disciplinas como Física, Química, Geologia e Biologia, em sintonia com o plano curricular das CIN I e II da Licenciatura em Educação Básica.

Após uma aula de contextualização teórica em mobile learning e de apresentação do Projeto EduPARK, as duas turmas de CIN II desenvolveram a atividade do projeto no Parque Infante D. Pedro, nos dias 19 e 22 de novembro. Neste âmbito, os estudantes exploraram o guião educativo dirigido ao seu nível académico, onde se integram questões articuladas com os conteúdos programáticos de CIN I e CIN II, através da app EduPARK. Desta forma, foi fomentada uma aprendizagem autêntica, com base nos princípios de geocaching e explorando os recursos em Realidade Aumentada em azulejos e placas de identificação que se encontram espalhadas pelo parque.

Esta atividade de aprendizagem encontra-se integrada na sequência programática de CIN II, sendo que se segue a produção de uma reflexão individual sobre esta metodologia de ensino no que respeita ao seu valor educativo, motivação e hábitos de conservação e sustentabilidade e ainda uma aula de apresentação de trabalhos de grupo de questões passíveis de serem usadas numa aplicação móvel para o Ensino. Ambos os produtos contribuem com 20% de peso na avaliação do trabalho desenvolvido pelos estudantes no âmbito desta unidade curricular.