A investigadora do CIDTFF, Maria José Loureiro, participou  como representante nacional no seminário do projeto Compass (compassdigitalskills.eu), a decorrer em Bruxelas a 23 de novembro, a convite da coordenadora do Projeto, Muriel Santoro.

A presença da investigadora portuguesa, decorre do facto de ter tido contacto com este projeto na “Unesco mobile european week” que teve lugar em Paris em março do corrente  ano, e pela sua associação ao projecto TiBL, que deu a conhecer, naquela ocasião, ao grupo Compass e do qual a Universidade de Aveiro é parceira.

Compassdigitalskills.eu, “a unique Pan European Digital Upskilling Platform”, tem como objetivo enriquecer e empoderar os jovens através das competências Digitais.

O projeto e plataforma estão baseados no referencial europeu de Competências Digitais e é possível, na segunda, determinar o nível individual de competências digitais, através do “Digital Competence Assessment”, assim como definir as áreas em que o utilizador precisa de melhorar. No final do teste, as competências do utilizador são certificadas e reconhecidas.

O projeto forma e certifica cidadãos em todo o mundo, da América à Ásia, e tem como parceiros a Itália, Irlanda, França e Roménia.