23 – 24 novembro, 2018 | Universidade de Aveiro

Realizaram-se, nos passados dias 23 e 24 de novembro, as Jornadas LALE, acreditadas como Curso de Formação e organizadas pelo Laboratório Aberto para a Aprendizagem de Línguas Estrangeiras do CIDTFF, que contaram com participantes de diferentes níveis de ensino e grupos de docência e estudantes de mestrados em ensino e de doutoramento.

Tiveram como principais objetivos: partilhar conhecimento e promover a reflexão sobre a educação plurilingue e intercultural, tendo como base os Cadernos do LALE; fomentar a reflexão sobre o ensino de línguas no currículo escolar, em diferentes níveis de ensino; promover a atualização e o aprofundamento de conhecimento profissional docente no campo da didática do plurilinguismo; e fomentar a articulação entre o LALE, as escolas e outras instituições, na área da educação em línguas.

Contaram com 47 participantes, entre docentes de diferentes níveis de ensino e grupos de docência (100, 110, 120, 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340, 350) e estudantes de mestrados em ensino e de doutoramento.

Os participantes, para além de ficarem a conhecer melhor o LALE e os trabalhos que têm vindo a ser desenvolvidos pela sua equipa, tiveram a oportunidade de participar em workshops relacionados com as seguintes temáticas: sensibilização à diversidade linguístico-cultural nos primeiros anos de escolaridade; a aula de língua inglesa: propostas de uma abordagem plurilingue e intercultural; intercompreensão; e Kamishibai: um recurso para a educação plurilingue e intercultural.

Estas Jornadas representaram também uma oportunidade de balanço e reflexão sobre a trajetória do LALE para a própria equipa.