No passado dia 4 de dezembro, foram inaugurados na Escola Básica Central 10 de Abril de 1999, em Gleno, Timor-Leste, três espaços aos quais se deu o nome de “Zé Pedro”, em honra do guitarrista dos Xutos & Pontapés – um laboratório de ciências, um ginásio desportivo e um campo multijogos – resultado do trabalho de docentes portugueses do projeto Formar+.
A criação/reabilitação destes três espaços teve origem numa homenagem realizada a Zé Pedro, numa escola pública do 3.º CEB em Viqueque, no âmbito do Projeto Formar+, no seguimento do falecimento do guitarrista do grupo de rock português “Xutos & Pontapés”, na qual dezenas de alunos fizeram uma interpretação de “O homem do leme”. O vídeo chegou ao conhecimento da família do artista, que tendo vivido em Viqueque, Maubisse e Díli, na década de 60, ficou sensibilizada e quis retribuir.
Contactos da família e amigos com o Projeto Formar Mais resultaram no financiamento de um conjunto de projetos escolares na Escola Básica Central 10 de Abril de 1999, em Gleno: um novo laboratório, um ginásio pioneiro e um campo multijogos. Os três espaços foram inaugurados no dia 4 de dezembro, na presença do Diretor-Geral do Ministério da Educação, Juventude e Desporto da República Democrática de Timor-Leste, Antoninho Pires, e do Embaixador de Portugal em Díli, José Pedro Machado Vieira, assim como de outras individualidades timorenses e internacionais.
Ao longo de dois anos e meio, o trabalho realizado pelos formadores portugueses do projeto Formar+, em colaboração com as direções de escolas e professores e alunos timorenses, permitiu a reabilitação de 56 infraestruturas educativas em todo o território de Timor-Leste, das quais se destacam salas de formação, laboratórios de ciências, salas de informática, campos desportivos e bibliotecas escolares.
O “Projeto Formar Mais – Formação Contínua de Professores” (2016-2018) resultou de um Protocolo estabelecido entre o Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Portuguesa (Camões, I.P.) e o Ministério da Educação, Juventude e Desporto da República Democrática de Timor-Leste (INFORDEPE) que, sob a supervisão científico-pedagógica da Universidade de Aveiro, teve como principal finalidade a “consolidação do sistema educativo de Timor-Leste através do setor da formação académica e profissional do pessoal docente e de profissionais do sistema educativo”, através do “reforço das competências técnico-científicas, didático-pedagógicas e linguístico-comunicativas em Língua Portuguesa de docentes e diretores de escola do 3.º CEB e do Ensino Secundário”.