O e-book “Formação inicial e continuada de professores de ciências: o que se pesquisa no Brasil, Portugal e Espanha”, organizado por António Cachapuz (CIDTFF), Alexandre Shigunov Neto e Ivan Fortunato, é de acesso livre e conta com contribuições por vários investigadores do CIDTFF.
Capítulo I | Da formação de professores de ciências em Portugal: circunstâncias, rupturas e alternativas
António F. Cachapuz (CIDTFF)
Capítulo II | Estado da arte da pesquisa de formação de professores de ciências no Brasil: análise da produção acadêmica em periódicos entre os anos de 2000 e 2017 | Alexandre Shigunov Neto e André Coelho da Silva
Capítulo III | Políticas de currículo e formação docente em tempos sombrios
Sandra Escovedo Selles e Everardo Paiva de Andrade
Capítulo IV | Formação contínua de professores e pesquisa-ação: discussão de um programa de formação em ensino de ciências
Maurício Compiani
Capítulo V | formação de professores de ciências biológicas nas DCN de 2002 e 2015: entre avanços e retrocessos na valorização da profissão docente no Brasil
Mariana Lima Vilela e Ana Cléa Moreira Ayres
Capítulo VI | Os desafios da prática escolar pela formação continuada de professores de ciências
Ivan Fortunato
Capítulo VII | Da formaçao docente à abordadem experiental em sala de aula: discussões sobre o ensino da física
Jairo Luiz Hoffmann e Dulce Maria Strieder
Capítulo VIII | Formação inicial de professores para o ensino das ciencias nos primeiros anos em Portugal
Ana V. Rodrigues (CIDTFF) e Isabel P. Martins (CIDTFF)
Capítulo IX | Formação inicial de professores de ciências do 3.º ciclo e secundário: o exemplo da Universidade de Lisboa
Cecília Galvão, Mónica Baptista e Pedro Reis
Capítulo X | A formação contínua de professores dos primeiros anos de escolaridade em PORTUGAL: impactes no ensino experimental das ciências
Rui M. Vieira (CIDTFF) e Isabel P. Martins (CIDTFF)
Capítulo XI | Formação contínua de professores de ciências, em Portugal: desafios e formas de os superar
Laurinda Leite, Luís Dourado e Sofia Morgado
Capítulo XII | Formação contínua de professores e comunidades de prática: perspectivas da Universidade de Lisboa
Pedro Reis, Cecília Galvão e Mónica Baptista
Capítulo XIII | Educação não formal em museus: o caso dos museus de ciência
Helena Caldeira
Capítulo XIV | La educación para la sostenibilidad: um instrumento esencial para la necesaria reorientación de la formación inicial y continua del profesorado
Amparo Vilches e Daniel Gil-Pérez
Capítulo XV | políticas, investigación y prácticas en la formación inicial del profesorado de ciencias en España
Lourdes Montero e Antonio García-Carmona
Capítulo XVI | Formación permanente del profesorado de ciencias en espana. acercamiento a la situación actual mediante el análisis de un programa formativo.
Teresa Lupión Cobos
Capítulo XVII | Las emociones en la formación del profesorado de ciencias
Vicente Mellado y María Antonia Dávila-Acedo
– – – – –
Referência:
António Cachapuz (CIDTFF), Alexandre Shigunov Neto e Ivan Fortunato (orgs.) (2018). Formação inicial e continuada de professores de ciências: o que se pesquisa no Brasil, Portugal e Espanha. São Paulo: Edições Hipótese, 2018. Retrieved from: https://drive.google.com/file/d/1mvcTwFeXtyVmhZk_MKM72ziuBobA0KB2/view