A investigadora do CIDTFF, Nilza Costa, participou numa sessão plenária e moderou uma mesa redonda nas “Jornadas Científico-Pedagógicas”, dedicadas aos “Percursos investigativos dos Mestres da 2ª edição dos Cursos do ISCED-Huíla: implicações para os cursos de 2018-2020”, que tiveram lugar no ISCED-Huíla, em Angola, no passado dia 11 de dezembro.
A investigadora dinamizou, em conjunto com Filipe Bernardo Matias (ISCED-Huíla), a Sessão Plenária intitulada “Avaliação dos Cursos de Mestrado do ISCED-Huíla: de que forma, e como, a avaliação pode contribuir para a qualidade da formação?” e moderou uma mesa redonda que contou com testemunhos de docentes envolvidos nos cursos e de dirigentes de Instituições onde mestres exercem a sua atividade profissional.
As jornadas inserem-se no plano estratégico do ISCED-Huíla, nomeadamente de proporcionar uma formação pós-graduada de qualidade, no âmbito do qual foi desenvolvido, ente 2015 e 2016, um projeto de colaboração entre esta instituição e o CIDTFF, de “Avaliação da qualidade da 2ª edição dos Cursos de mestrado em “Desenvolvimento Curricular” e “Ensino das Ciências”.
Para além de sessões plenárias e mesas redondas, o evento contou ainda com workshops formativos que foram ao encontro da necessidade de melhoria de algumas dimensões dos cursos, apontadas pelo projeto, em particular ao nível do desenvolvimento de competências transversais dos mestrandos; do desenvolvimento dos pré-projectos e da sua implementação; e da disseminação das investigações produzidas, quer na comunidade cientifica quer nos locais onde exercem a sua atividade profissional.