8 – 12 janeiro, 2019 | Universidade de Aveiro
A Universidade de Aveiro recebe e dinamiza o “TangIn European teachers training course on tangible programming”, entre 8 e 12 de janeiro, no âmbito do projeto TangIn no qual é parceira por intermédio do CIDTFF e o CCTICUA.
O Curso pretende desenvolver nos formandos – professores dos 1.º e 2.º CEB – competências pedagógico-didáticas para promover a inclusão, desenvolver o pensamento computacional e, em particular, a aprendizagem de conceitos e de ferramentas de programação tangível no âmbito das áreas Science, technology, engineering, and mathematics (STEM).
A primeira edição deste curso dirige-se a professores de escolas parceiras no projeto e contará com total de 16 participantes de Portugal, Espanha, Bulgária e Letónia, numa semana de formação e partilha sobre programação tangível e inclusão.
Os participantes terão oportunidade de explorar vários recursos do projeto Tangin, tais como uma toolbox com recursos educativos (para o professor e para o aluno), adaptada às várias realidades educacionais, para promover o ensino, a inclusão e a aprendizagem de programação tangível em tópicos curriculares inscritos no âmbito das áreas STEM, visando o desenvolvimento de competências transversais de alunos, relacionadas com a algoritmia, o pensamento computacional e a resolução de problemas.
O curso foi acreditado pela Universidade de Aveiro com 2 ECTS (54 horas) para o 2º ciclo de estudos. A equipa de formadores do curso é composta por professores e investigadores do DEP e DECA da Universidade de Aveiro. Entre os formadores há também elementos da ERTE/DGE, do ccTIC da Universidade de Évora e Coimbra e da RBE da zona de Porto de Mós, todos eles especialistas em pensamento computacional e, ainda, em programação e robótica em idade precoce, inclusivamente no pré-escolar.