Cristina Manuela Sá | Coleção Educação e Formação – Cadernos Didáticos, número 2
Já se encontra disponível o segundo número da nova Coleção Educação e Formação – Cadernos Didáticos, intitulado “Técnicas de Comunicação Oral e Escrita”.
Resumo:
Comunicar com proficiência – oralmente e por escrito – é fundamental para o sucesso académico e – acima de tudo – para o exercicio de uma cidadania ativa e crítica. Documentos internacionais que lançam as bases das políticas educativas e textos reguladores do ensino e aprendizagem das diversas áreas curriculares chamam a atenção para a importância deste conjunto de competências ligando-as nomeadamente ao domínio da língua materna. No entanto, estudos internacionais sobre os níveis de literacia revelam graves problemas neste domínio, que afetam tanto os adultos, já integrados no mercado do trabalho, como os jovens à saída da escolaridade obrigatória. Infelizmente, todas as medidas tomadas para resolver este problema – que já atinge os jovens adultos a frequentar o Ensino Superior – parecem votadas ao fracasso. Nesta obra, pretende-se relembrar aspetos essenciais da comunicação oral e escrita – considerando a investigação feita em campos científicos como a Psicologia Cognitiva, a Psicolinguística e a Linguística (incluindo a vertente Textual) – e apresentar propostas para a sua abordagem e avaliação (nomeadamente em termos formativos) no Ensino Básico e Secundário – tendo em conta a investigação no campo da Didática de Línguas. Consideramos que as propostas feitas para o Ensino Secundário poderão ser usadas para desenvolver a proficiência de estudantes do Ensino Superior de qualquer área científica na comunicação oral e escrita.