Eniz Conceição Oliveira, Cecília Guerra (CIDTFF), Nilza Costa (CIDTFF) & José Claudio Del Pino | In Ciência & Educação (Bauru) vol.24 no.4, pp. 891-910
Resumo:
A abordagem educativa da Ciência, numa perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), preconiza um ensino centrado no desenvolvimento de competências transversais dos alunos, como, por exemplo, espírito crítico, resolução de problemas, aplicação de conhecimento científico e tecnológico em situações do cotidiano. O presente estudo é parte de uma investigação que teve como objetivo avaliar se Manuais Escolares de Química do 10º ano mais adotados em Portugal exploravam os conteúdos e apresentavam atividades que buscassem o estabelecimento das relações CTS. O estudo mostra que a visão integrada da Ciência, nas suas relações com a Tecnologia e a Sociedade, não era muito evidente nos manuais analisados, o que sugere a necessidade de os professores desenvolverem recursos didáticos com uma orientação CTS.
Palavras-chave: Ensino de química; CTS; Manual escolar; Ensino médio; Avaliação
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Referência:
Oliveira, E. C., Guerra, C., Costa, N., Del Pino, J. C. (2018). Abordagem CTS em manuais escolares de Química do 10º ano em Portugal: um estudo de avaliação. In Ciência & Educação (Bauru) vol.24 no.4 Bauru Oct./Dec. 2018, pp. 891-910. Retrieved from http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320180040006