Mónica Lourenço, investigadora do CIDTFF, colaborou na elaboração do referencial Cambridge Framework for Life Competencies, nomeadamente na área referente à responsabilidade social, com base no trabalho que tem vindo a desenvolver no âmbito da educação para a cidadania global.

Como podemos preparar os nossos alunos para colaborar com pessoas de todo o mundo, para pensar criticamente e agir de forma responsável perante desafios cada vez mais complexos ou para mostrar resiliência diante de mudanças constantes em sociedades multiculturais, interdependentes e globalizadas?

Estas foram algumas das questões que levaram a Cambridge a desenvolver o Cambridge Framework for Life Competencies (CamFLiC), um referencial que pretende auxiliar os educadores a promover as competências transversais dos seus alunos, relacionando-as com os programas de língua inglesa.

O CamfLiC dirige-se a professores de inglês de todos os níveis de educação, desde a infância até ao ensino superior e educação de adultos, incluindo formação profissional. Propõe um conjunto de competências, organizadas em 7 áreas (comunicação, colaboração, pensamento crítico, criatividade, desenvolvimento emocional, aprender a aprender e responsabilidade social). Para cada área são definidos objetivos de aprendizagem e apresentadas propostas pedagógico-didáticas que podem ser desenvolvidas pelos educadores nas aulas de língua inglesa.

O referencial pode ser acedido aqui.