3 abril, 14h00 | Auditório 5.2.22, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro

A segunda palestra da 6ª Edição do “UnderInvestigation: Psicologia&Educação@UA”, subordinada ao tema “A pedra no sapato: Sobre o ensino da Estatística na Psicologia”, terá lugar no dia 3 de abril e será dinamizada pelo investigador e professor da área de Psicologia no DEP, Armando Machado.

Resumo:

Tornou-se um lugar-comum dizer que a maioria dos alunos de licenciatura e mestrado em Psicologia têm grandes dificuldades em aprender Estatística. Não entendem os conceitos fundamentais da disciplina ou os procedimentos e técnicas de análise de dados que deles derivam, e por isso as aulas de Estatística são fonte de frustração. Para passarem na disciplina, muitos alunos memorizam algoritmos sem nunca de facto compreenderem o que estão a fazer. Depois do exame de Estatística, esquecem rapidamente o que aprenderam; muitos confessam não querer voltar a estudar o tema. A frustração é muitas vezes sentida também pelos docentes da disciplina. Nesta comunicação reflito sobre esta pedra no sapato de docentes e alunos de Psicologia, sobre as suas razões e as suas consequências, e concluo com algumas sugestões sobre como minorar o problema.

Palavras-chave: Ensino, Estatística, Psicologia

ver mais