30 de abril, 10h | Sala de atos académicos, Reitoria da Universidade de Aveiro

No próximo dia 30 de abril, pelas 10h00, realizar-se-ão, na Sala de Atos Académicos do Edifício Central e da Reitoria, as provas do Programa Doutoral (3.º Ciclo) em Educação, de Sérgio Hélder Fernandes Pinho com o título: “Contributos da Análise da Comunidade CoTiques para a Supervisão de Investigação em Contexto Online: um estudo de caso”.

Sérgio Pinho é orientado por Maria João Loureiro e coorientado por Maria Helena Araújo e Sá, ambas investigadoras do CIDTFF.

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Resumo

O tradicional modelo de supervisão de investigação individualizado (one-to-one) é incompatível com perspetivas epistemológicas recentes e não permite fazer face ao considerável aumento do número de alunos de pós-graduação que se vem registando. Para responder a este problema, a literatura da especialidade aponta a adoção de modelos de Supervisão de Investigação no Ensino Superior (SIES) alicerçados na exploração de comunidades online e no reforço das relações de colaboração entre os estudantes e entre estes e os supervisores. Torna-se, portanto, relevante estudar esta modalidade de SIES. Nesse sentido, concebeu-se uma investigação para proceder à análise de uma comunidade de prática online (CoP online) – a CoTiques – explorada na supervisão de investigação ao nível do mestrado. A origem da CoTiques remonta ao ano de 2004, tendo-se mantido ativa até 2009. Integrou a supervisora, 26 mestrandos e, pontualmente, peritos externos. A interação desenvolveu-se predominantemente em contexto online, recorrendo à plataforma Blackboard Academic Suite. O domínio da comunidade residia na realização de trabalhos de investigação relacionados com a integração das TIC em contextos educacionais.

Para a realização do estudo optou-se por uma metodologia de natureza predominantemente qualitativa e do tipo estudo de caso único. Foram utilizadas as seguintes técnicas e instrumentos de recolha de dados: observação mediada pelas TIC, recolha de dados documentais e notas de campo do investigador. No que concerne às técnicas e procedimentos de análise de dados, recorreu-se à análise de conteúdo e à análise documental interna. A análise de conteúdo foi realizada aplicando um sistema de categorias, que foi construído adotando um procedimento misto, com definição de categorias “a priori” e de categorias “a posteriori”.

A investigação abarcou os dados decorrentes das interações estabelecidas ao longo de 52 meses, nos 15 fóruns gerais criados durante o período ativo da CoTiques. Foram analisados 2680 posts/mensagens que, após depuração, acabaram por fornecer 5152 unidades de análise para codificação.

Os resultados decorrentes do estudo empírico evidenciaram que os fatores de sustentabilidade que mais influenciaram o dinamismo e o grau de interação no seio da Cotiques foram a escassa disponibilidade de tempo, os fatores relacionados com a comunicação e os mecanismos de liderança.

As estratégias de interação e colaboração exploradas na CoTiques contribuíram para a criação de um forte espírito de grupo/comunidade. A supervisão por pares, para além de ter ajudado a edificar vínculos fortes entre os membros da CoP, contribuiu para o estabelecimento de uma colaboração efetiva e para uma coconstrução do conhecimento. A realização de reuniões presenciais periódicas revelou-se um importante complemento à interação estabelecida em ambiente online.

Constatou-se também que os principais papéis/funções privilegiados pela supervisora na CoTiques foram o estabelecimento de uma relação de confiança mútua e de colaboração com os supervisionados, o veicular de observações construtivas e fomentadoras da reflexão e do pensamento crítico e o incentivo/encorajamento à realização do trabalho académico. No caso dos supervisionados, o papel/função que prevaleceu foi a contribuição para a existência de uma relação de confiança mútua e de colaboração com a supervisora. Acresce que a supervisora e alguns supervisionados exerceram papéis/funções associados à liderança da comunidade.

Finalmente, partindo dos dados decorrentes da análise da CoTiques, formulou-se um conjunto de recomendações suscetíveis de serem seguidas na conceção de futuras comunidades online que se constituam como facilitadoras dos processos de SIES.

Palavras-chave: Supervisão de investigação, comunidade de prática online, CoTiques, modelos de análise de interações, sistema de categorias.