9 – 10 maio, 2019 | Vila Nova da Barquinha

Decorreu nos passados dias 9 e 10 de maio a “I Vila com Arte e Ciência: Barquinha de Vivências”, uma organização conjunta do Município de Vila Nova da Barquinha (VNB), do Agrupamento de Escolas de VNB, do CIEC, do CIDTFF e do Departamento de Educação e Psicologia da UA

As três edições da Mostra “Barquinha de Experiências, Barquinha de Vivências” que decorreram de 2016 a 2018 no CIEC e na Escola do 1.º CEB de Vila Nova da Barquinha deram lugar a um novo formato de mostra: “Vila com Arte e Ciência”.

Na senda do trabalho que o CIEC tem vindo a desenvolver nestes últimos anos de abertura à comunidade, promoção da cultura científica e divulgação das atividades realizadas ao longo de cada ano letivo, o programa deste ano, da I Vila com Arte e Ciência, foi organizado em dois locais: na Escola do 1.º CEB incluindo o CIEC e na Escola D. Maria II (sede do Agrupamento de Escolas).

Nos dias 9 e 10, na Escola do 1.º CEB e no CIEC, decorreram atividades dinamizadas pelos alunos do 1.º ao 4.º ano de escolaridade, seus professores e pelos monitores do CIEC, tais como: Mostra de eventos CIEC; Visitas guiadas ao CIEC-ECV; Mostra de AEC 2018/2019; Teatro musical do «Expressa-te»; Experimenta+ Ciência no laboratório; Mostra «Projeto Para Todos»; 40 Desafios de ciência à tua espera!; TINK – espaço maker.

No dia 10, na Escola D. Maria II, decorreram ainda atividades como: Jogo alterações climáticas; Experiências dinamizadas por alunos nos Laboratórios; Atividades do Clube Happening; Workshops; Campo de jogos; Exposições; Palestras; e  Desfile Eco-fashion.

Destaca-se a conferência “Regresso ao Futuro” proferida pela Dra. Rosalia Vargas, Presidente da Direção da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

programa