No passado dia 9 de maio, a investigadora do CIDTFF e Presidente da Direção da Associação CIEC – Centro Integrado de Educação em Ciências, Ana V. Rodrigues, assinou um Protocolo com a Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica (Ciência Viva) que formalizou o CIEC como Escola Ciência Viva.
A cerimónia de assinatura ocorreu na sede do Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha e contou com a presença da Presidente da Direção da Agência Ciência Viva, Rosalia Vargas.
A Rede de Escolas Ciência Viva foi criada pela Ciência Viva para promover a educação científica no ambiente de um centro de ciência, em colaboração com universidades, autarquias e centros de investigação, com um programa educativo que combina o ensino de todas as áreas do currículo nacional com os programas de ensino não-formal de museus e centros de ciência.
Neste quadro, constituem obrigações específicas do CIEC desenvolver, em conjunto com os restantes parceiros e em particular com o Município de Vila Nova da Barquinha, o Agrupamento de Escolas de VNB, o Departamento de Educação e Psicologia e o CIDTFF da Universidade de Aveiro, o projeto de acordo com o definido na Carta de Princípios da Rede de Escolas Ciência Viva. À Ciência Viva, Agência Nacional, caberá acompanhar e apoiar o programa e as atividades do CIEC – Escola Ciência Viva de Vila Nova da Barquinha, de forma a garantir processos de melhoria contínua; assegurar o intercâmbio e partilha de recursos e conhecimentos entre as entidades que integram a Rede de Escolas Ciência Viva, assim como a cooperação internacional nas respetivas áreas de atividade; e o apoio de candidaturas a programas de financiamento de âmbito nacional e europeu.
Mais informações sobre a Rede de Escolas Ciência Viva: http://www.cienciaviva.pt/escolascienciaviva/