Cristina Manuela Sá (CIDTFF) | in Percursos da interdisciplinaridade em Português: dos projetos às práticas. Atas do 13º Encontro Nacional de Professores de Português, pp. 167-184

Resumo:

Nos documentos-chave das atuais políticas educativas internacionais (European Commission, 2018) e nacionais (Martins et al., 2017), defende-se um ensino centrado no desenvolvimento de competências. Em todos, o ensino da língua materna ocupa um lugar relevante, porque promove o desenvolvimento de competências em comunicação oral e escrita, essenciais à vida no séc. XXI e transversais a todas as áreas curriculares. As reformas educativas em curso apontam para um processo de ensino e aprendizagem transdisciplinar e centrado em projetos, o que vai ao encontro do tema central da nossa investigação: a operacionalização da transversalidade da língua portuguesa (como língua materna) associada ao desenvolvimento de competências em  comunicação oral e escrita (Sá, 2016a), como previsto nos atuais textos reguladores do seu ensino. Por esse motivo, pareceu-nos relevante analisar os atuais programas de Português  do Ensino Básico (contemplando as metas curriculares e respetivos descritores de desempenho, os objetivos gerais e os conteúdos) para determinar que contributo poderão dar para a concretização destas diretrizes políticas através do desenvolvimento de competências essenciais e tranversais ligadas à comunicação oral e escrita. Neste texto, focamo-nos na comunicação oral e no 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Palavras-chave: Transversalidade; Competências; Comunicação oral; Textos reguladores; 1.º Ciclo do Ensino Básico.

ver mais

– – – – –

Referência:
Sá, C. M. (2019). Ensino da língua materna no séc. XXI e desenvolvimento de competências em oralidade. In Percursos da interdisciplinaridade em Português: dos projetos às práticas. Atas do 13º Encontro Nacional de Professores de Português (pp. 167-184). Lisboa: Associação de Professores de Português. Retrieved from http://appform.pt/13ENAPP/enapp2019_atas.pdf