Já se encontra disponível para consulta, no Repositório Institucional da Universidade de Aveiro, o livro “Serei(a) no jardim”, da autoria de Gabriela Bento e Gabriela Portugal (CIDTFF), e Gisela Dias e Patrícia Oliveira (ANIP).

Excerto:

“A Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP), na ação que desenvolve na sua Creche e Jardim de Infância, tem vindo a investir numa abordagem educativa focada no brincar ao ar livre [abordagem Florescer], reconhecendo a sua importância para o bem-estar, desenvolvimento e aprendizagem das crianças.
Através de um protocolo estabelecido com a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) e com o apoio científico-pedagógico do Centro de Investigação Didática e Tecnologia Educativa na Formação de Formadores (CIDTFF), da Universidade de Aveiro (UA), no ano letivo 2017-2018, no âmbito da abordagem Florescer, iniciou-se o projeto Serei(a) no Jardim.
Este projeto diferencia-se de respostas educativas mais convencionais, apostando numa utilização sistemática e pedagogicamente sustentada dos espaços exteriores no Jardim da Sereia, parque público da cidade de Coimbra.
Neste seu 1.º ano, o projeto funcionou com um grupo de 8 crianças “residentes” (quatro dias por semana, as crianças “habitavam” o jardim), acompanhadas a tempo integral por duas educadoras de infância. O grupo incluía 2 meninos e 6 meninas com idades entre os 3 e 5 anos de idade. Paralelamente, existiam visitas diárias ao jardim por parte de outros grupos pré-escolares de jardim de infância e de creche sediados nas instalações da ANIP.
Ao longo do projeto, não raramente, alguns curiosos questionavam: Mas, como é que as crianças se preparam para a escola, ao nível da escrita, leitura, matemática, etc.? Como é que aprendem regras se é só brincar? Como é que estes meninos vão estar sentados numa sala do 1.º ciclo do ensino básico (CEB)? Depois, não vão ter dificuldades de adaptação à escola?
A resposta a tais questões requer ter presentes as orientações curriculares para a educação pré-escolar (OCEPE) (Ministério da Educação, 2016) e o próprio sentido do que é educar em contextos de educação de infância. Assim, com esta brochura, pretende-se não só responder a estas questões mas, sobretudo, dar a conhecer o enquadramento pedagógico e curricular das experiências que foram proporcionadas às crianças que tiverem oportunidade de experienciar de “corpo e alma” o Serei(a) no Jardim.”

Referência:
Bento, G., Portugal, G., Dias, G. & Oliveira, P. (2019). Serei(a) no jardim. Aveiro: UA Editora. ISBN:978-972-789-569-4. Retrieved from http://hdl.handle.net/10773/26228