Teve lugar no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade, entre os 21 e 22 de junho, o “VI Encontro Internacional de Reflexão sobre a Escrita: Algumas Décadas de Investigação e Ensino”.

Participaram na sessão de abertura as investigadoras do CIDTFF, Dora Fonseca (em representação do Diretor do Departamento de Educação e Psicologia), Helena Araújo e Sá (Coordenadora do CIDTFF) e Luísa Álvares Pereira (Coordenadora do Grupo ProTextos, organizador do evento, e Representante do grupo Reflexão sobre a Escrita).

Os 3 painéis do encontro contaram com a intervenção das investigadoras do CIDTFF, Inês Cardoso (sobre o tema “Balanço da Investigação sobre a Escrita: ponto de vista dos alunos e dos professores”), Luísa Álvares Pereira (sobre “Escrita e Consciência Metalinguística – O que nos dizem os textos das crianças (1.º Ciclo)? O desenvolvimento na produção escrita e a reflexão sobre a língua”) e Conceição Siopa (sobre “A escrita de géneros expositivos e argumentativos em diferentes disciplinas ao longo da escolaridade obrigatória”).

O programa contemplou ainda oficinas e comunicações orais da coautoria de investigadores do CIDTFF:

– Oficina “Escrita autobiográfica e de ficção: definindo-nos e conectando-nos” | Rosa Maria Oliveira & Inês Cardoso (CIDTFF)

– Oficina “Escrita colaborativa online: ferramentas de partilha e colaboração” | Maria José Loureiro (CIDTFF), Filipe Moreira & Susana Senos

– Oficina “Ensino da escrita em PLNM: abordagens complementares para públicos heterogéneos” | Inês Cardoso (CIDTFF) & Luciana Graça

– Comunicação “O contributo do kamishibai plurilingue na promoção da escrita colaborativa de textos narrativos” | Rosa Maria Faneca (CIDTFF)

– Comunicação “Estratégias para o Ensino e a Avaliação da Escrita – O caso de uma Oficina de Formação para Professores de Língua Portuguesa do 2.º ciclo do Ensino Básico, em São Tomé” | Ana Gorgulho (CIDTFF), Nilza Costa (CIDTFF) & Leonor Santos (CIDTFF)

Integraram a organização do evento as investigadoras do CIDTFF, Luísa Álvares Pereira e Inês Cardoso.