Já se encontra disponível no Repositório Institucional da Universidade de Aveiro o livro “Percursos de Investigação em Educação no CIDTFF: um itinerário pelas Lições de Agregação”, coordenado pela investigadora do CIDTFF Isabel P. Martins, e que reúne os textos das Lições de Agregação dos investigadores do Centro.
A obra, editada pelos 25 anos do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) e apresentada por altura do III Fórum CIDTFF, conta com 22 capítulos que passamos a listar:
A Leitura como meio de Desenvolvimento Linguístico: Implicações para uma Didáctica da Língua Estrangeira | Isabel Alarcão
Investigação em Didáctica da Química: Problemática e Perspectivas | António Cachapuz
A Televisão vista na perspectiva da Didáctica das Línguas e das Culturas | Clara Ferrão Tavares
A Investigação Educacional e o seu impacto nas Práticas Educativas: O Caso da Investigação em Didáctica de Ciências | Nilza Costa
Literacia Científica e contributos do Ensino Formal para a Compreensão Pública da Ciência | Isabel P. Martins
Epistemologia sa Ciência: Um contributo para uma fundamentação em Educação em Ciência | João Praia
Os Projectos numa imagem de Escola como Hipocrisia Organizada | Jorge Adelino Costa
A Educação em Ciências: Potencialidades dos Ambientes Exteriores à Sala de Aula | Luís Marques
Stresse na Vida Académica | Anabela Pereira
Escola e Diversidade Cultural: papéis do currículo | Luís Pardal
Da Competência Metalinguística à Consciência Linguística: conceitos e percursos em Didáctica das Línguas | Maria Helena Ançã
O Ensino das Ciências da Terra no início do Novo Milénio | Filomena Amador
Questionar, Ensinar e Aprender: As questões nas abordagens de ensino e de aprendizagem | Helena Pedrosa-de-Jesus
Em busca de uma Compreensão do Ensino das Ciências Físicas e Tecnológicas: Tensão entre Eficácia do Ensino e Qualidade das Práticas de Mediação | J. Bernardino Lopes
Integração da História da Ciência na Educação em Ciência: Fundamentos e Propostas | Fátima Paixão
e.Raizes_redes: Eixos | Arquiteturas | Contextos | Maria Potes Barbas
A Intercompreensão em ação e em construção: dinâmicas na interação plurilingue | Maria Helena Araújo e Sá
Ser professor universitário no Século XXI: Uma reflexão pessoal | Cecília Costa
A produção de textos na escola: um Percurso para uma Didática (da Literacia) da Escrita | Luísa Álvares Pereira
Prevenção das doenças do nosso tempo com uma Alimentação Saudável | Jorge Bonito
Do Contacto de Línguas à Educação para a Diversidade Linguística: que possibilidades em contexto escolar? | Ana Isabel Andrade
As Comunidades Online na promoção do Pensamento Crítico em Didática das Ciências | Rui Marques Vieira