19 de julho, 10h00 | Sala de atos académicos, Edifício Central e da Reitoria da Universidade de Aveiro
Realizaram-se hoje, pelas 10h00, na Sala de Atos Académicos do Edifício Central e da Reitoria, as provas do Programa Doutoral em Educação (Ramo Supervisão e Avaliação) de Maria da Graça Soares Domingos Breganha com o título: “Desenvolvimento de competências de avaliação de professores de Física em Angola: contributos para a formação contínua”.
Graça Breganha foi orientada por Nilza Costa e coorientada por Betina Lopes, ambas investigadoras do CIDTFF.
Resumo:
O acesso a uma educação equitativa de qualidade implica professores capacitados para o seu trabalho. Neste alinhamento, Angola, que ainda apresenta carências nesse dominio, tem manifestado um forte desejo político em investir na formação de professores. Considerando a problemática exposta a investigação desenvolvida, tendo por base três artigos científicos, procurou contribuir para a melhoria das competências dos professores de Física do 1º ciclo do Ensino Secundário em Angola, em particular sobre avaliação das aprendizagens, assim como propor orientações para a formação contínua de professores no País. Para tal realizaram-se várias aproximações à problemática, envolvendo a nossa intervenção e recolha de dados uma escola pública de Angola (Escola da Missão Católica), opção tomada no sentido de podermos aprofundar o nosso objeto de estudo. Três dessas aproximações resultaram em artigos científicos. No primeiro estudo (artigo 1) foram auscultadas as vozes de 1139 alunos sobre as características das aulas de Física, nomeadamente no que respeita às estratégias de ensino, de aprendizagem e de avaliação. No segundo estudo (artigo 2), descreveu-se e problematizou-se o percurso de desenvolvimento profissional de um conjunto de três professores que participaram num programa de formação focado na avaliação das aprendizagens em Física (essencialmente na sua vertente formativa) e implementado ao longo de um ano letivo com um total de 11 participantes. Por fim, no terceiro estudo (artigo 3), procedeu-se à análise de 70 provas escritas, realizadas nos anos letivos 2015, 2016 e 2017. Com a realização do percurso investigativo reforçou-se a importância do desenvolvimento de ações de formação contínua de professores e emergiram orientações específicas para as mesmas, em particular quanto aos seus pressupostos, formatos e conteúdos. Como sugestões de investigações futuras recomenda-se a extensão do estudo a outros contextos educativos (nomeadamente níveis de ensino de Física e outras áreas disciplinares), assim como a conceção, implementação e avaliação de ações de formação contínua conforme as orientações apresentadas.