25 de julho, 14h00 | Sala de atos académicos, Edifício Central e da Reitoria da Universidade de Aveiro

Realizam-se no dia 25 de julho, pelas 14h00, na Sala de Atos Académicos do Edifício Central e da Reitoria, as provas do Programa Doutoral em Multimédia em Educação da investigadora do CIDTFF, Maria Dionísia Camões de Mendonça de Oliveira e Silva Laranjeiro, com o título: “Presente – Plataforma multimédia para o envolvimento parental na aprendizagem das crianças em idade pré-escolar”.

Dionísia Laranjeiro é orientada por Maria João Lopes Antunes (DeCA) e Paula Santos (CIDTFF).

Resumo:

A importância do envolvimento parental na aprendizagem das crianças e a sua relação com os resultados alcançados é há muito objeto de investigação, associando-se positivamente ao desenvolvimento de competências, à aquisição de conhecimentos, ao bom comportamento e à preparação para a escola. O envolvimento parental efetivo requer comunicação e colaboração entre escolas e famílias. A generalização do acesso à Internet e a crescente utilização de dispositivos tecnológicos e ferramentas web, como redes sociais, e-mail e mensagens instantâneas, geraram novos canais de comunicação que foram sendo integrados no dia a dia das famílias. Neste contexto, surgiu a investigação aqui apresentada, que teve como objetivos: especificar e desenvolver uma plataforma digital que potenciasse a comunicação e partilha de informação entre pais e educadores de infância, e a realização de atividades de aprendizagem com as crianças; acompanhar a utilização da plataforma em três jardins de infância durante um ano letivo, adaptando a intervenção e efetuando melhorias; avaliar a plataforma na vertente tecnológica e no impacto no envolvimento parental nas instituições participantes. Esta investigação foi feita em contexto empresarial, envolvendo uma equipa de investigação da Universidade de Aveiro, a equipa de desenvolvimento multimédia da empresa Criamagin e três instituições de educação pré-escolar da Região de Aveiro. Utilizou a metodologia Design-Based Research, dividindo-se em três fases: estudo preliminar, para levantamento de necessidades e enquadramento teórico; desenvolvimento tecnológico iterativo, em três ciclos de análise, desenvolvimento e avaliação formativa com utilizadores; avaliação final da plataforma e do seu contributo para o envolvimento parental. Os resultados permitem concluir que as funcionalidades mais importantes da plataforma são a partilha de atividades do jardim de infância, a partilha de links e eventos educativos, e um serviço de mensagens privadas. As principais preocupações dos pais e educadores são as medidas de privacidade e segurança da informação. A principal vantagem da plataforma é fornecer informação sobre o trabalho desenvolvido com as crianças no jardim de infância. Em relação à interação criada, os pais assumem diferentes papéis, desde observador a participante reativo ou participante proativo, mas o principal dinamizador é o educador. Em termos de impacto local, a plataforma teve diferentes resultados em cada jardim de infância, associados às práticas anteriores relativas à utilização de tecnologias digitais para envolvimento parental e aos papéis assumidos pelos utilizadores na plataforma.