A “19th Conference biennial of the International Study Association on Teachers and Teaching” (ISATT2019) teve lugar entre 1 e 5 de julho, na Lucian Blaga University of Sibiu, Roménia. No evento estiveram presentes as investigadoras portuguesas Maria Assunção Flores (Universidade do Minho), que cessou a função de presidente da associação, Ana Veiga Simão (Universidade de Lisboa) e a investigadora do CIDTFF Maria João Loureiro (atual representante portuguesa da associação).

A investigadora do CIDTFF apresentou uma comunicação, em co-autoria com Bernardo Filipe Matias, do ISCED-Huila (Angola), com o título – “Design of a Master Degree Module on the Integration of ICT in Education Based on Educational Research”, que se enquadra no protocolo de colaboração UA/ISCED-Huila.

A ISATT tem por finalidade contribuir para o conhecimento nas áreas da identidade, papel, contextos e práticas de professores e sobre o processo de ensino aprendizagem, procurando promover a qualidade do ensino em todos os níveis da educação. A associação constitui-se assim como um fórum de promoção, apresentação, discussão e disseminação de resultados de investigação na área.

A adesão à associação é individual e dá acesso à revista TEACHERS AND TEACHING – Theory and Practice, editada por Christopher Day, professor da University of Nottingham.

Os congressos da associação são bianuais e reúnem investigadores de vários países, conjugando conferências plenárias com especialistas reconhecidos, sessões de apresentações de comunicações e posters e simpósios, em que a interatividade e discussão são largamente potenciadas. De realçar ainda os espaços de interação informal cuidadosamente programados. A próxima edição será em 2021, em Bari, Itália.

As atas do encontro encontram-se disponíveis em: http://www.isatt2019.org/ISATT2019_conference_proceedings.pdf