Margarida Lucas (CIDTFF), Pedro Bem-Haja, António Moreira (CIDTFF) & Nilza Costa (CIDTFF)| Observatorio (OBS*), v. 13, n. 3, pp. 34-51

Resumo:

“Este artigo debruça-se sobre o impacto da utilização de tablets no desenvolvimento de competências digitais, especificamente nas áreas de Literacia de informação e de dados e de Comunicação e colaboração, de 80 alunos do 3.º ciclo do ensino básico de dois agrupamentos de escola da zona centro de Portugal, no âmbito de um projeto educativo de um-para-um (1:1). Trata-se de um estudo de caso enquadrado pelo DigComp, Quadro Europeu de Competência Digital para Cidadãos, enquanto referencial para a construção dos instrumentos de recolha de dados e sua interpretação. Os dados foram recolhidos por questionário e focus groups. Os resultados sugerem um reduzido impacto da utilização de tablets ao nível do desenvolvimento das competências digitais estudadas, e apontam para razões que lhe podem estar subjacentes (por exemplo, a forma como os tablets foram utilizados pelos professores). Neste sentido são sugeridas recomendações para um uso mais eficaz de tablets e, atendendo ao contexto em que o estudo foi realizado, são também indicados caminhos para investigações futuras.”

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Referência:
Lucas, M., Bem-Haja, P., Moreira, A., & Costa, N. (2019). Utilização de tablets e desenvolvimento de competências digitais: que impacto?. In Observatorio (OBS*), v. 13, n. 3, 2019, pp. 34-51. DOI: 10.15847/obsOBS13320191453. Retrieved from http://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/1453