A docente e investigadora da Universidad de Granada, Beatriz Barrero Fernández, encontra-se a realizar um estágio de dois meses na Universidade de Aveiro, durante os quais desenvolverá investigação sobre o tema das lideranças intermédias na criação de comunidades de aprendizagem profissional expandidas sob orientação do investigador do CIDTFF, António Neto-Mendes.
Com o projeto intitulado “El liderazgo intermedio en la creación de comunidades profesionales de aprendizaje ampliadas (Escuela-Familia-Comunidad; Liderazgo intermedio; Inspección; Orientación) para el éxito de todos”, a investigadora tem interesse em conhecer o processo de liderança dentro das escolas portuguesas.
O desafio é ver como os líderes intermédios percebem o seu papel e a relação com a liderança formal e com as práticas de ensino para alcançar uma educação de qualidade. Isso dá sentido ao principal objetivo do projeto a ser desenvolvido: saber como as lideranças intermédias se manifestam na criação de comunidades de aprendizagem profissional para escolas mais inclusivas.
A partir deste objetivo, propõem-se várias frentes de estudo:
– Analisar e identificar quais os componentes e as estratégias de liderança distribuída e comunitária que podem estar envolvidos no sucesso da escola para todos;
– Obter uma visão geral sobre o desenvolvimento de liderança distribuída e as comunidades profissionais em Portugal e relacionar estes dados com os que foram obtidos em investigações no contexto de Espanha;
– Identificar ligações entre as lideranças intermédias e os agentes educativos mais abrangentes (Inspeção, assessoria, orientação, serviços comunitários, entre outros);
– Estabelecer novas redes profissionais para futuras colaborações com a instituição de acolhimento.
Durante este período, também dinamizará aulas no Programa Doutoral em Educação e no Mestrado em Educação e Formação do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, dando a conhecer a realidade do sistema educativo espanhol.
A investigação sobre o tema, durante os últimos anos, levou Beatriz Barrero Fernández a publicar vários artigos e capítulos de livro em editoras de prestígio, entre os quais destacamos:
Barrero, B. (2018). Estudios sobre propuestas y experiencias de innovación. Profesorado Revista de Currículum y Formación del Profesorado. Vl. 22 (4). Disponível em https://recyt.fecyt.es/index.php/profesorado/article/view/43694/0
Domingo, J., Fernández, J., & Barrero, B. (2016). El orientador ante el reto de la mejora curricular. Un estudio de caso. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 18(2), 27-39. Disponível em https://redie.uabc.mx/redie/article/view/966