Na Feira de Ciência e Tecnologia – Science@UA, integrada na Noite Europeia dos Investigadores 2019, que contou com mais de 1000 visitantes, estiveram 21 projetos desenvolvidos na Universidade de Aveiro, entre os quais destacamos os 9 projetos apresentados por investigadores do CIDTFF:

“O kamishibai plurilingue: ferramenta mágica, criativa e inovadora para explorar a diversidade linguística e cultural” | Rosa Maria Faneca (CIDTFF)
Apresentou-se o Kamishibai Plurilingue ou teatro de imagens, uma ferramenta pedagógica inovadora e criativa para produzir textos, ilustrar histórias, explorar a diversidade linguística e cultural e aprender em interação.
Os participantes da NEI tiveram a oportunidade de conhecer as produções textuais das histórias ilustradas e escritas colaborativamente pelas crianças e jovens que participaram no concurso kamishibai plurilingue 2019, organizado pelo LALE.

Vive a Realidade Aumentada com o EduPARK | Lúcia Pombo (CIDTFF), Margarida Marques (CIDTFF), Vânia Carlos (CIDTFF) & Rita Rodrigues (CIDTFF)
Demonstração e experimentação prática da app EduPARK (edupark.web.ua.pt), um recurso educativo inovador que conjuga dispositivos móveis, realidade aumentada, jogo e ambiente outdoor para promover aprendizagens autênticas e contextualizadas. O público experimenta, em modo livre ou em modo jogo, a aplicação e recursos em realidade aumentada que foram desenvolvidos para serem explorados no Parque Infante D. Pedro, em Aveiro.

“Smart School Lab: ciência cidadã e a internet das coisas (IoT)” | Vânia Carlos (CIDTFF) & Manuel Santos
Demonstração de kits de Internet das coisas, com sensores programados por alunos e professores no contexto do Smart School Lab da Gafanha da Nazaré para realização de estratégias de ciência cidadã em contexto educativo e acerca de temáticas relevantes do meio local.

Valorizar e preservar o património natural explorando as espécies exóticas e invasoras | Patrícia Pessoa (CIDTFF), Xana Sá-Pinto (CIDTFF), Pedro Cardia & Alexandre Pinto (CIDTFF)
Exploração de um jogo didático em suporte físico e em App que modela características de espécies exóticas e invasoras, as quais representam uma das principais ameaças à biodiversidade autóctone. Neste jogo são exploradas características como i) maior produção de sementes, ii) competição eficiente pelos recursos disponíveis e iii) maior capacidade de dispersão, simulando os seus impactos nos ecossistemas.

“Como se faz uma história em banda desenhada)” | Cristina Manuela Sá (CIDTFF, LEIP)
Apresentação de poster relativo ao tema, demonstração da criação de uma história de banda desenhada na hora e acompanhamento dos trabalhos produzidos por elementos do público (de todas as idades) que queiram experimentar contar uma “história aos quadradinhos”. Registo fotográfico dos trabalhos produzidos no âmbito desta atividade.

“As línguas e o ambiente” | Bruna Batista (CIDTFF)
Apresentação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e questionamento dos participantes, com vista à identificação de problemáticas e posterior reflexão, relativa à forma como podemos intervir rumo a um futuro mais sustentável. A par dos ODS, os intervenientes foram também incitados a refletir sobre a diversidade biocultural e importância da sua preservação quer a nível local, como nacional e global.

Paisagens linguísticas” | Francisco Parrança (CIDTFF)
Apresentação do ateliê linguístico e intercultural do LALE “Paisagens Linguísticas Urbanas”, uma proposta didática que procura sensibilizar para os múltiplos papéis que as línguas desempenham no espaço público urbano, através da reflexão sobre a importância das paisagens linguísticas na construção e vivência de/nas cidades.

“Contatar com a língua italiana através de “falsos amigos”, padrões e outras curiosidades” | Valentina Piacentini (CIDTFF)
Um pequeno quiz “informava” sobre as formas de cumprimentar, letras duplas, etc. do Italiano, assim como um Power Point “alertava” para alguns falsos amigos com a língua portuguesa (por exemplo, a “befana” é a bruxa do 6 de janeiro e não uma sande). Sobretudo, vivenciaram-se semelhanças e diferenças ao nível cultural com as pessoas interessadas, que foram também informadas sobre o Dia Europeu das Línguas celebrado no dia anterior.

Explorando… Ciências para os primeiros anos de escolaridade | Rita Sousa (CIDTFF) & Mónica Seabra (CIDTFF)
O espaço do LEduC na NEI proporcionou aos visitantes a exploração de três atividades dos guiões didáticos para Professores do Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências (do Ministério da Educação: 2006-2012), relacionadas com as temáticas: magnetismo, eletricidade e corpo humano.  Divulgou-se ainda o espaço não-formal de educação em Ciências “Jardim da Ciência” e os seus respetivos guiões didáticos.”