O Colóqio CIDInE, sob o tema “Inovação em educação: balanços e perspetivas futuras”, decorreu entre os dias 24 e 25 de outubro, no Porto, e contou com contributos por várias investigadoras do CIDTFF.

A sessão de abertura contou com a participação da investigadora Ana Isabel Andrade, como Diretora do CIDInE, tendo também integrado a mesa redonda “Passado, presente e futuro do Cidine: que desafios?”, com Elaine Sampaio Araujo, Isabel Alarcão (CIDTFF) e Manuel Bernardo Canha.

Nas sessões de comunicações livres encontram-se os seguintes contributos, que podem ser lidos em maior pormenor no livro de resumos:

“Walking in the park with augmented reality towards education enhancement”, apresentada por Samantha Oliveira (CIDTFF), em coautoria com Lúcia Pombo (CIDTFF) e Margarida M. Marques (CIDTFF).
Apresenta a app EduPARK como um exemplo de recurso educativo inovador que integra realidade aumentada. Particular atenção é dada aos objetos virtuais usados para criar a experiência de realidade aumentada, nomeadamente os modelos 3D usados para apoiar a aprendizagem de conceitos e fenómenos difíceis de compreender quando se usa apenas o livro de texto tradicional.

“PRO(g)NATURA: um programa educativo em ambientes natureza e tecnológico”, por Isabel Duque, Marlene Migueis (CIDTFF), Emília Bigotte de Almeida, Almeida Ricardo e Carla Mendes.
Apresentou o PRO(g)NATURA, nas suas vertentes educativa e formativa, projeto que visa a articulação curricular nos contextos natureza, programação Scratch e sala de aula. Tendo por base planificações que partem dos interesses das crianças, a atividade desenvolve-se numa perspetiva de co-contrução das práticas de ensino e de aprendizagem dos professores e dos técnicos dos projetos envolvidos no programa.

“Transversalidade da língua portuguesa e Educação para o século XXI”, por Cristina Manuela Sá (CIDTFF).
Fez-se um balanço dos resultados já obtidos e apontaram-se possíveis perspetivas futuras dos estudos a serem desenvolvidos pelo Laboratório de Investigação em Educação em Português (LEIP) sobre vários aspetos da problemática da transversalidade da língua materna: representações, instrumentos, práticas e formação (contemplando dimensões como a preparação para a operacionalização da transversalidade da língua materna, o desenvolvimento de competências no Ensino Superior, o papel da língua portuguesa no mundo atual e ainda o papel do ensino da língua materna na promoção de uma educação para uma cidadania global).

“Inovação educativa no ensino superior: uma meta-análise de publicações científicas sobre a temática”, por Cecília Guerra (CIDTFF).
Esta comunicação teve como propósito apresentar os resultados de uma revisão sistemática de literatura de estudos desenvolvidos no ensino superior. O foco de análise foi a inovação educativa promovida em cursos de Ciências e Engenharias (formação inicial e/ou pósgraduada). Pretendeu-se contribuir para uma maior reflexão sobre a importância da promoção da inovação no ensino superior a partir de investigação educacional, bem como a sua sustentabilidade após o fim do período de financiamento.

ver mais | programa | livro de resumos