Organizado pelas investigadoras do CIDTFF, Fátima Paixão, Fátima Regina Jorge e por Paulo Silveira, conta com contributos por investigadores do CIDTFF, nomeadamente uma pequena homenagem a Isabel Alarcão no prefácio e um capítulo da sua autoria, e capítulos por Mário Macedo, Carlota Tomaz, Fátima Paixão, Filomena Teixeira, José Cravino, Dorinda Rebelo e Alcina Mendes.
Damos a conhecer os capítulos da (co)autoria dos investigadores do CIDTFF:
– Prefácio | pp. 1-2 | Fátima Paixão (CIDTFF), Fátima Regina Jorge (CIDTFF) & Paulo Silveira
– Supervisão na vida das escolas | pp. 3-10 | Isabel Alarcão (CIDTFF)
– Desenvolvimento profissional do professor. Contributo para a compreensão do estado da arte | pp. 52-60 | Mário Macedo (CIDTFF), Carlota Tomaz (CIDTFF) & Fátima Paixão (CIDTFF)
– Avaliação externa em Matemática dos alunos no final do 6º ano de escolaridade e a (des)organização pedagógica das escolas | pp. 61-70 | Fátima Paixão (CIDTFF), Paulo Silveira & António Landeiro Lopes
– Brincar no Jardim Botânico: um projeto com crianças dos 2 aos 6 anos | pp. 125-136 | Ana Filipa Rodrigues, Filomena Teixeira (CIDTFF) & Ana Coelho
– Educação para o desenvolvimento sustentável no domínio das alterações climáticas: a formação de professores do ensino básico | pp. 137-142 | Susana Silveira & Filomena Teixeira (CIDTFF)
– Supervisão colaborativa – Contributo(s) para o desenvolvimento profissional do professor de matemática | pp. 154-168 | Helena Campos Pinho, Maria Manuela Abrantes & Fátima Regina Jorge (CIDTFF)
– Professores do ensino secundário em Angola. (Re)pensar a sua formação | pp. 169-177 | Joaquim Rocha & Fátima Paixão (CIDTFF)
– Resistência a antibióticos: também um problema de educação? | pp. 200-212 | Carolina S. Vinagreiro, Rafael T. Aroso, Lucas D. Dias, Mariette M. Pereira & Fátima Paixão (CIDTFF)
– Contributo do trabalho experimental no resultado dos exames nacionais de física e química | pp. 131-140 | Cesarina Augusto, José Cravino (CIDTFF) & Armando A. Soares
– Flexibilidade curricular e contextualização de saberes: um projeto interdisciplinar para o Baixo Vouga Lagunar | pp. 141-151 | Dorinda Rebelo (CIDTFF), Deolinda Tavares, Cecília Bento, Alcina Mendes (CIDTFF) & Inês Rosa
– – – – –
Referência:
Paixão,F., Jorge, F. R., & Silveira, P. (coord.) (2019). A escola de aprender – Contributos para a sua construção. Castelo Branco: Instituto Politécnico de Castelo Branco. ISBN: 978-989-8196-93-4
Bem-haja.