Thaís Oliveira de Souza, Gabriela Bento & Gabriela Portugal | Revista Humanidades e Inovação, v. 6 n. 15, pp. 351-361

Resumo:

Neste artigo apresentamos uma reflexão sobre a necessidade de promover uma pré-escola atenta à diversidade e individualidade de cada criança. Partindo de uma análise breve em torno dos objetivos oficiais brasileiros e portugueses relativos à educação infantil, refletimos sobre o potencial do brincar para a promoção de aprendizagens e desenvolvimento e propomos a Educação Experiencial (EDEX) como abordagem educativa promotora de um ambiente de respeito pelos ritmos e necessidades de cada criança. À luz da EDEX, o educador deve avaliar e regular a sua intervenção a partir da leitura que faz do brincar, planejando a ação educativa de forma consequente, de acordo com os sinais de bem-estar e envolvimento evidenciados pelas crianças. Desta forma, será possível aceder a práticas pedagógicas mais inclusivas, atentas à realidade de cada criança e enquadradas nos objetivos oficiais para a educação infantil. São apresentadas implicações para a formação de profissionais na educação infantil.

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Referência:
de Souza, T. O., Bento, G., & Portugal, G. (2019). Contribuições da educação experiencial para uma educação infantil para todos. In Revista Humanidades e Inovação, v. 6, n. 15: Infância, educação Infantil e formação de educadores: desafios e perspectivas, pp. 351-361. Disponível em https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1518