Betina Lopes e Mónica Lourenço, investigadoras do CIDTFF, participaram no passado dia 13 de novembro no quarto encontro da terceira edição do projeto Sinergias ED: Consolidar o diálogo entre investigação e ação em Educação para o Desenvolvimento em Portugal, que teve lugar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Este projeto é uma iniciativa conjunta do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto e da Fundação Gonçalo da Silveira e é cofinanciado pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua. Com o intuito de reunir, em sinergia, atores da sociedade civil e de instituições do ensino superior, neste quarto Encontro procurou-se aprofundar a reflexão e aprendizagem sobre o eixo “Colaboração” e fazer o ponto de situação dos trabalhos colaborativos.

Neste âmbito, Mónica Lourenço apresentou, em conjunto com Eliana Fidalgo do Centro de Documentação de Ílhavo e Lisete Cipriano da Divisão de Cultura da Câmara Municipal de Ílhavo, o projeto “Se esta rua fosse minha…”. Este projeto tem como grandes objetivos contribuir para o reconhecimento, preservação e fortalecimento do património identitário de Ílhavo e educar a comunidade educativa e alargada para a cidadania “glocal”, nomeadamente no que se refere às esferas da identidade, património, diversidade linguística e cultural, diálogo intergeracional, participação cívica e desenvolvimento sustentável.

O projeto conta ainda com a parceria dos Agrupamentos de Escolas de Ílhavo e da Universidade Sénior, entre outros, envolvendo diferentes atores, tais como outros investigadores do CIDTFF e estudantes de Licenciatura e Mestrado do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro.