Maria da Graça Breganha, Nilza Costa (CIDTFF) & Betina da Silva Lopes (CIDTFF) | in Comunicações v. 26, n. 2, pp. 277-294

Resumo:

“O estudo foca-se num programa de formação contínua (PFC) de professores de Física, centrado na reconstrução de conceções e práticas de avaliação dos alunos, numa escola secundária Angolana. O PFC teve a duração aproximada de um ano, tendo nele participado 11 professores. O PFC foi conceptualizado na integração de diversas recomendações emergentes da literatura. O objetivo principal deste artigo consiste em analisar o PFC desenvolvido, nomeadamente quanto aos seus efeitos na mudança de conceções e práticas de avaliação de professores formandos, e ainda quanto às potencialidades, dificuldades e constrangimentos encontrados. Metodologicamente recorreu-se a uma abordagem de estudo de caso, envolvendo três dos professores participantes. Recolheram-se dados por questionários, entrevistas, análise documental de registos dos formandos e alunos, gravação vídeo, notas das investigadoras, e ainda de uma reflexão individual feita pelos professores dois anos após a formação. A análise de dados foi essencialmente análise de conteúdo, embora se tenha recorrido também à estatística descritiva. Os resultados mostram mudanças nas conceções e práticas dos professores, mas também constrangimentos, principalmente contextuais (por exemplo, absentismo dos alunos às aulas). Por fim, delineiam-se recomendações específicas para Formação Contínua de professores no País e para a investigação.”

– – – – –

Este artigo integra o “Dossiê Investigação sobre práticas de ensino e divulgação de Ciências, Tecnologia & Matemática”, editado pelo investigador do CIDTFF, J. Bernardino Lopes.

– – – – –

Referência:
Breganha, M. G., Costa, N., & Lopes, B. S. (2019). Formação contínua de professores de física em Angola: inovar pela avaliação dos alunos. In Comunicações v. 26, n. 2, 277-294. DOI: 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p277-294. Disponível em https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4244