24 janeiro, 2020, 14h30 | Auditório do Departamento de Geociência, Universidade de Aveiro
Realizam-se no dia 24 de janeiro, pelas 14h30, no Auditório do Departamento de Geociências da Universidade de Aveiro, as provas do Programa Doutoral em Educação de Luís Kamuele, com o título “Impacto do plano mestre de formação de professores em Angola, formação inicial de docentes de matemática para 1.º ciclo no Namibe”.
Luís Kamuele é orientado por Maria Teresa Bixirão Neto, investigadora do CIDTFF do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, e coorientado por Maria de Natividade, do Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto de Angola.
– – – – –
Resumo:
A formação inicial de professores é tida como uma fase muito importante para dotar os futuros professores de ferramentas adequadas visando a aquisição de uma boa qualidade de conhecimento didático-científico e didático-matemático. O estudo tem como questão de investigação central: o que é que mudou no curso de Formação de professores de Matemática/Física na escola do Magistério do Namibe, com a implementação das orientações expressas no eixo 8 do Plano Mestre de Formação de Professores em Angola?
O percurso de investigação, de natureza mista, foi desenvolvido incidindo em três focos fundamentais: (i) opiniões dos professores sobre as mudanças no curso de formação de professores de Matemática/Física; (ii) idoneidade didática do programa de Metodologia de ensino de Matemática, do Curso de formação de professores de Matemática/Física e (III) Conhecimentos Didático-Matemático mobilizados pelos estudantes do referido curso. A fundamentação teórica centrou-se nos conceitos da teoria do Enfoque Ontossemiótico do conhecimento e ensino da Matemática.Os dados qualitativos e quantitativos recolhidos, foram, respectivamente, objeto de tratamento através das técnicas de análise de conteúdo e de análise estatística simples.
Da análise e discussão dos resultados da primeira parte do estudo, concluiu-se que houve poucas mudanças no curso de Formação de professores de Matemática/Física, pois que na pesquisa realizada, constatou-se que existem fragilidades ao nível do cumprimento das orientações expressas no eixo 8, no tocante à revisão dos programas, elaboração de novos programas, elaboração de materiais didáticos para a formação inicial de professores de Matemática/Física, assim como a implementação e seguimento de fundamentos da abordagem por competências nas práticas de sala de aula.
Da análise do programa de Metodologia de Ensino da Matemática, concluiu-se que o mesmo tem pouca idoneidade didática, pois que, na faceta epistémica, não se menciona o problema de desenho, implementação e análise (retrospectiva) de experiências de aprendizagem e não são visíveis aspetos relacionados com a abertura à inovação didática e à prática reflexiva (faceta cognitiva). Por outro, não faz referência de como motivar os futuros professores de Matemática/Física para a profissão de professor (Faceta afectiva); não faz menção a recursos didáticos utilizáveis no processo de ensino aprendizagem (faceta mediacional), nem tão pouco faz menção à resolução de problemas e/ou das tarefas de investigação em relação ao desenho de unidades temáticas.
Da análise dos resultados do questionário inicial sobre o Conhecimento Didático-Matemático aplicado aos estudantes do curso de formação de professores de Matemática/Física, constatou-se debilidades ao nível do conhecimento matemático e didático, no âmbito da Álgebra, pois que, encontrou-se um elevado número das respostas incorretas nas questões sobre estruturas, funções e modelação na resolução de exercícios de Álgebra. Estas debilidades foram parcialmente ultrapassadas após a realização de uma ação formativa sobre este tópico, no entanto as dificuldades persistiram ao nível da modelação matemática.
Neste contexto, os resultados deste estudo mostram que há necessidade dos futuros professores de Matemática/Física de terem uma formação adequada que lhes permita desenvolver competências didático-matemático em atividades que envolvem a Álgebra (um dos tópicos de ensino de maior relevo nos currículos de Matemática do 1.º Ciclo em Angola), assim como a competência de integrar o conhecimento dos conteúdos matemáticos e a especificidade do que se vai ensinar. Em função das debilidades identificadas nesta pesquisa, apresentam-se orientações a ter em consideração na elaboração de um novo programa de Metodologia de Ensino de Matemática para o curso de Formação de professores de Matemática/Física da escola do Magistério do Namibe, tendo em conta o processo de revisão e adequação curricular em Angola 2018-2025 em curso no País.
Palavras-chave: formação de professores, Matemática/Física, Enfoque Ontossemiótico, idoneidade didática, conhecimento didático-matemático, competências.