A investigadora do CIDTFF, Ana V. Rodrigues, apresenta o CIEC: Centro Integrado de Educação em Ciências – Escola Ciência Viva de Vila Nova da Barquinha num webinar disponibilizado no canal ERTE Webinar, da Direção-Geral de Educação.

Ao longo do webinar é apresentado o CIEC, um Centro de Ciência que “vive” dentro de uma escola, está organizado em salas temáticas inspiradas no contexto local e tem um laboratório de ciências concebido originalmente para a realização de atividades práticas de ciências no 1ºCEB.

São dados exemplos de práticas que integram a exploração dos módulos de ciências da exposição permanente do CIEC com atividades realizadas no laboratório, no âmbito do currículo formal do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa perspetiva de organização da educação em ciências inovadora, que integra o formal e não formal.

O CIEC é produto e objeto de investigação de uma equipa do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro e do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores – CIDTFF.