O 3º vInvestigacao_Qualitativaolume do livro “Investigação Qualitativa: Inovação, Dilemas e Desafios” foi lançado no decorrer do 5º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2016). Este volume contém 4 capítulos da autoria de António Pedro Costa, Dayse Neri de Souza, Francislê Neri de Souza, Maria Aparecida Viggiani Bicudo, Maria Cecília de Souza Minayo e Menga Lüdke, sendo os três primeiros autores investigadores do CIDTFF.

Os conteúdos deste volume dão a conhecer o desenvolvimento histórico da Investigação Qualitativa e contribuem para consolidar o conhecimento sobre os contributos dos principais pensadores e atores; aprofundam a contribuição, necessária e contínua, das tecnologias como ferramenta e meio inovador; e refletem sobre o rigor e sistematização na compreensão e interpretação de contextos e fenómenos a serem investigados.

No capítulo 1, a autora Cecília Minayo promove uma viagem aos primórdios da história da pesquisa qualitativa. Deleita-nos com o desencadear das contribuições dos grandes sociólogos e filósofos que exprimiram a riqueza desta abordagem, bem como os desafios enfrentados para o seu devido reconhecimento.

No capítulo 2 intitulado “Internet e investigação qualitativa, que ameaças e oportunidades?” os autores Francislê Neri de Souza e Maria Bicudo tornam evidente a realidade que entremeia a influência da Internet e das tecnologias no âmbito da investigação e a presença cada vez mais marcante das chamadas eMethodologies, Internet Research e Corpus Latent na Internet.

Menga Lüdke, autora do capítulo 3, leva o leitor a conhecer a investigação qualitativa em Educação no Brasil. A autora descreve na primeira pessoa o processo evolutivo da investigação enquanto estudante, professora e pesquisadora.

O quarto e último capítulo deste volume traz aos leitores um contributo inovador, ainda pouco explorado na investigação, mas necessário na sua ascendente posição na área da pesquisa qualitativa – a perspetiva do trabalho colaborativo com o apoio das tecnologias. Os autores António Pedro Costa, Francislê Neri de Souza e Dayse Neri de Souza, robustecem a posição da investigação qualitativa com o uso das tecnologias como ferramentas de apoio para sistematizar e organizar a análise dos dados.

Esta obra é um contributo de grande relevância para a comunidade académica que se debruça sobre questões de investigação que incitam à investigação qualitativa.

ver mais