Domingos Simão, Nilza Costa (CIDTFF), Betina Lopes (CIDTFF) & Simão Agostinho | Estudos em Avaliação Educacional, v. 30, n. 75, pp. 852-877

Resumo

“Este artigo discute resultados de um estudo que teve como objectivo caracterizar conceções de professores sobre a avaliação das aprendizagens dos alunos na disciplina de Educação Laboral (9ª classe). Os professores são oriundos de dez escolas estatais do 1º ciclo do ensino secundário do Lubango (Angola). Recorreu-se a uma metodologia quantitativa, que incluiu uma dimensão qualitativa de análise através de inquérito por questionário administrado a todos os professores dessa disciplina, no final do ano letivo de 2017. Foram aplicados 53 questionários, tendo-se recolhido 34 válidos. As respostas fechadas foram sujeitas a análise estatística descritiva e as abertas a análise de conteúdo. Os resultados revelaram que os professores reconhecem a dimensão contínua da avaliação e sua função formativa, o que está de acordo com os normativos nacionais e a literatura, porém isso não ocorre relativamente à primazia dada à avaliação de conteúdos e às provas escritas.”

Referência:

Simão, D., Costa, N., Lopes, B., & Agostinho, S. (2019). Avaliação das aprendizagens em educação laboral: conceções de professores angolanos. In Estudos em Avaliação Educacional, v. 30, n. 75, 852-877. DOI: 10.18222/eae.v30i75.6849. Disponível em http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/6849