11 fevereiro, 2020 | Sala do Senado, Edifício da Reitoria, Universidade de Aveiro

Realizam-se no dia 11 de fevereiro, pelas 14h30, na Sala do Senado do Edifício da Reitoria, as provas do Programa Doutoral em Educação de Susana Isabel Janeiro Ambrósio, com o título “Os repertórios plurilingues num processo de aprendizagem ao longo da vida: o caso dos estudantes maduros da Universidade de Aveiro”.

Susana Ambrósio é orientada por Maria Helena Araújo e Sá e coorientada por Ana Raquel Simões, ambas investigadoras do CIDTFF do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro.

ver mais

– – – – –

Resumo:

O presente estudo tem como principal enfoque os repertórios plurilingues dos estudantes maduros (EM) a frequentar o Ensino Superior (ES), procurando compreender de que forma como os repertórios plurilingues são construídos ao longo da vida dos referidos estudantes.

Os repertórios plurilingues podem ser entendidos como um conjunto de recursos verbais e não verbais que o sujeito, como ator social, tem à sua disposição para comunicar, interagir, atender às suas necessidades comunicativas e anseios e/ou procurar soluções para problemas práticos. Considerando que a aprendizagem de línguas não é um processo cumulativo ou segmentado, mas antes contínuo e crescente, e que segue a trajetória de vida do sujeito, considera-se que os repertórios plurilingues são fortemente marcados pela sua dimensão biográfica, apresentando-se como um reflexo dos contactos com as línguas que o sujeito vivencia ao longo de sua vida.

Igualmente inscritos numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida (ALV), os EM a frequentar a Universidade de Aveiro constituem-se como público alvo do presente trabalho. Uma cuidadosa análise comparativa entre estudos sobre estudantes não tradicionais, nomeadamente os EM, e sobre o desenvolvimento dos repertórios plurilingues, revela importantes características comuns às duas áreas de investigação, designadamente a forte dimensão biográfica que as carateriza. De facto, a compreensão dos EM por meio da análise do desenvolvimento dos seus repertórios plurilingues contribui para uma melhor compreensão dos seus percursos de vida, nomeadamente dos contextos de aprendizagem em que se movem, potenciando, igualmente, um melhor entendimento do seu percurso enquanto estudantes do ES. Da mesma forma, analisar a construção dos repertórios plurilingues ao longo do percurso de vida dos EM permite compreender mais aprofundadamente as suas dinâmicas de construção assim como reforça o seu caráter biográfico, inseparável dos contextos em que os sujeitos se movimentam, das pessoas com quem vivem e das escolhas que fazem ao longo da vida.

Neste sentido, este estudo procura responder à questão de investigação Como são construídos os repertórios plurilingues pelos EM da Universidade de Aveiro, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida?, assentando em três objetivos: caracterizar os EM da Universidade de Aveiro, designadamente os seus repertórios plurilingues, compreender como são construídos os repertórios plurilingues destes estudantes ao longo da vida e compreender de que modo a frequência do curso de ES, por parte dos EM, contribui ou pode contribuir para o desenvolvimento desses mesmos repertórios. Para atingir estes objetivos, foram utilizados métodos mistos, com uma abordagem sequencial, sendo que, numa primeira fase, os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário, respondido por 195 EM (40.2%, N=485) e, numa segunda fase, foram privilegiadas as entrevistas biográficas, realizadas com 12 EM (10%, n=115).

Os resultados evidenciam que os repertórios plurilingues se constroem num continuum, inscrevendo as suas dinâmicas de construção num processo de ALV, no qual os sujeitos se movimentam em contextos diferenciados e vivenciam múltiplas situações, designadamente nos contextos pessoal, académico e profissional. O estudo sublinha o importante papel deste último contexto nas dinâmicas de construção dos referidos repertórios e, no que diz respeito ao contexto do ES em particular, a investigação demonstra ainda uma importante conexão entre o desenvolvimento dos repertórios plurilingues e a construção do conhecimento realizada pelos EM. Mais ainda, o estudo revela a mobilização, por parte dos EM, dos conhecimentos linguísticos prévios como promotora de sucesso na realização das várias tarefas académicas. O contexto de mobilidade, transversal aos suprarreferidos contextos, emergiu como tendo um forte caráter impulsionador na construção dos repertórios plurilingues. É nestes quatro contextos que os sujeitos têm múltiplos contactos com várias línguas, assentes nas interações com diversos atores sociais, forjando, deste modo, os seus repertórios plurilingues à luz das necessidades e desejos sentidos ao longo da vida.

Ao valorizar quer a diversidade de percursos de vida, quer as vivências linguísticas dos EM – reflexos da sociedade contemporânea – o estudo sublinha a importância das Instituições de ES (IES) considerarem as vozes dos EM aquando da definição das suas Missões, nomeadamente a nível da Formação e da Extensão/ Relação e Cooperação com a Sociedade. No que diz respeito à Formação, sublinha-se a importância de considerar as vozes dos EM na construção das Políticas Linguísticas Educativas, nomeadamente ao nível da inclusão de Unidades Curriculares de línguas nos curricula. Mais ainda, as vozes dos EM desvelam a necessidade de estabelecer uma relação mais próxima entre o contexto académico e o contexto profissional, possibilitando um maior entendimento das reais necessidades de formação. Quanto ao à Extensão/ Relação e Cooperação com a Sociedade, as vozes dos EM afiguram-se como fundamentais para a construção de percursos justos, a nível do acesso, retenção e sucesso dos estudantes. Mais concretamente, considerar as vozes dos EM é ter em linha de conta que as suas especificidades não devem ser apenas tidas em consideração para fins de acesso ao ES, mas também na definição de estratégias que promovam o seu sucesso enquanto estudantes do ES. Neste sentido, considerar as vozes dos EM é, acima de tudo, contribuir para a construção de uma universidade mais justa, democrática e plural.

Palavras-chave: Repertório Plurilingue, Estudantes Maduros, Aprendizagem ao Longo da Vida, Ensino Superior