14 de março 2020 | Mata Nacional do Choupal

Promovido pelo Projeto Limites Invisíveis e dinamizado por Dorine Hulshof, professora aposentada da University College of Maastricht, é dirigido a profissionais de educação e pais.

O workshop convida o adulto a criar abrigos escondidos, capazes de passarem despercebidos ao olhar dos mais distraídos.

ver mais

– – – – –

O projeto Limites Invisíveis centra-se na implementação de Programas de Educação Natureza, desenvolvidos em complementaridade à oferta educativa formal para crianças até aos 10 anos, inspirado nas Forest Kindergarten ou Nature Kindergarten dos países escandinavos (Forest Schools nos países de língua inglesa).

Nasceu do interesse de docentes da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra (ESEC/IPC) e do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (DEP/UA) em torno da problemática da organização de ambientes potenciadores do desenvolvimento, da aprendizagem e do bem-estar das crianças, e especificamente em torno das potencialidades educativas dos ambientes exteriores.

A implementação dos Programas ocorre numa área integrada na natureza (Mata Nacional do Choupal), contando com uma estrutura de apoio cedida pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Integra três componentes: Intervenção Educativa, Consultoria/Formação em Contexto e Investigação.