O CIDTFF esteve presente no IV ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, que decorreu em Évora nos dias 7 e 8 de fevereiro.

Entre doutorandos [do Programa Doutoral em Educação (PDE) e do Programa Doutoral Multimédia em Educação (PDME)] e investigadores seniores, foram vários os membros do CIDTFF a marcar presença na quarta edição do encontro. Veja abaixo a lista das suas contribuições.

O ENJIE é uma iniciativa do Conselho de Centros de Investigação em Ciências e Políticas da Educação. A quarta edição foi organizada pelo CIEP – Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, e tinha como tema enquadrador “Investigar em Educação: desafios epistemológicos e metodológicos”.

Programa geral

Mesa-redonda “Investigar em educação: percursos pessoais” | Vanessa Souza

Mesa-redonda “Diversidade na unidade: múltiplas vias de investigação em educação” | Helena Araújo e Sá & Patrícia Sá (moderadora)

Comunicações

Tema: Tecnologia Educativa
Moderadora: Daniela Pedrosa (CIDTFF)

Aprender a conservar a Natureza: jogo com Realidade Aumentada integrado na app interativa “EduPARK” | Rita Rodrigues (CIDTFF), Lúcia Pombo (CIDTFF) & Teresa Neto (CIDTFF)

How to bring German to life through Augmented Reality? | Susana Tavares & António Moreira (CIDTFF)

Gamificar a aula de inglês no 1.º CEB: a casa de partida? | Marta Fortunato, António Moreira (CIDTFF) & Ana Raquel Simões (CIDTFF)

Tema: Educação em Ciências

Programa de Ensino Experimental das Ciências no 1.º CEB: da organização curricular à avaliação de aprendizagens | Patrícia Silva (CIDTFF), Ana V. Rodrigues (CIDTFF) & Nuno Vicente

Educação para a Sustentabilidade no Ensino Básico: atividades práticas integradas sobre solos — uma Oficina de Formação para professores dos três ciclos do Ensino Básico | Patrícia João (CIDTFF), Ana V. Rodrigues (CIDTFF) & Maria H. Henriques

Perceções de alunos sobre a aprendizagem do Suporte Básico de Vida no 9.º ano: do questionário | Maria Boné (CIDTFF), Maria João Loureiro (CIDTFF) & Jorge Bonito (CIDTFF)

Tema: Administração escolar

Escolas entre o público e o privado: uma análise crítica das perceções sobre a gestão privada das escolas públicas | Mariline Santos & António Neto Mendes (CIDTFF)

Tema: Educação: políticas, estruturas e processos

Olhares e perspetivas sobre a diversidade linguística e cultural no ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa em Moçambique | Tomásia M. Nhazilo (CIDTFF) & Maria Helena Araújo e Sá (CIDTFF)

Perfil geral de desempenho profissional dos professores dos Ensinos Básico e Secundário nos cursos de formação inicial de professores: um estudo sobre as U.C.’ s de Didática | Bruna Batista (CIDTFF), Adriano Félix, Francisco Silva (CIDTFF) & Domingas Rodrigues)

Educação para a diversidade linguística em contexto escolar – potencialidades do kamishibai plurilingue | Maria João Silva (CIDTFF), Filomena Martins (CIDTFF) & Rosa Maria Faneca (CIDTFF)

Tema: Estudos com crianças

Relações intergeracionais entre crianças e idosos: diálogos, práticas e perspectivas | Márcia Leardine (CIDTFF), Helena Araújo e Sá (CIDTFF), Gabriela Portugal (CIDTFF) & Liliana Sousa

Tema: Bem-estar, saúde e cidadania
Moderador: Jorge Bonito (CIDTFF)

A dimensão organizacional dos projetos de Promoção e Educação para a Saúde em Agrupamentos de Escolas do Alentejo: perceções da sua eficácia | Raimundo Souza & Jorge Bonito (CIDTFF)

Educação para a Diversidade Biocultural e Desenvolvimento Sustentável nos primeiros anos de escolaridade – que possibilidades? | Bruna Batista (CIDTFF)

Educação para a cidadania global e intercompreensão – propostas para os primeiros anos de escolaridade | Francisco Silva (CIDTFF)

Da comissão organizadora fizeram parte Maria Helena Araújo e Sá e Ana Luísa Varela; e integraram a comissão científica as investigadoras Xana Sá Pinto, Betina Lopes, Cecília Guerra, Daniela Carneiro Pedrosa, Margarida Morais Marques, Margarida Rocha Lucas, Maria Helena Araújo e Sá, Mónica Marques Lourenço e Vanda Marques dos Santos.

Na fotografia, da esquerda para a direta:
Marta Fortunato (doutoranda PDE), Márcia Leardine (doutoranda do PDE), raquel ramos(doutoranda do PDE), Patrícia Christine (doutoranda do PDE), Patrícia Sá (investigadora CIDTFF), Helena Araújo e Sá (Coordenadora CIDTFF), Maria João Silva (doutoranda do PDE), Bruna Batista (doutoranda do PDE), Ana Rita Rodrigues (doutoranda do PDME), Tomásia Nhazilo (doutoranda do PDE).