19 fevereiro, 2020, 14h00 | Sala de Reuniões e Tradução, Edifício Central e da Reitoria, Universidade de Aveiro
Realizam-se no dia 19 de fevereiro, pelas 14h00, na Sala de Reuniões e Tradução do Edifício Central e da Reitoria da Universidade de Aveiro, as provas do Programa Doutoral em Multimédia em Educação de Lurdes Patrocínia Matavela Nakala, com o título “Garantia de qualidade em educação a distância: Uma proposta de política pública em Moçambique”.
Lurdes Nakala é orientada por Fernando Manuel dos Santos Ramos do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.
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Resumo:
A utilização de metodologias de educação a distância (EaD) no mundo remonta aos primórdios do século XVIII, nos EUA, com estudos feitos por correspondência por operários e militares que não dispunham de tempo para assistir às aulas no modelo presencial de aprendizagem. Já nessa altura, os desafios de qualidade dos cursos providos eram sentidos devido a ausência de políticas públicas de garantia de qualidade. Ao longo do tempo, a EaD sofreu transformações, com destaque para a diversificação do público-alvo que passou a incluir jovens e crianças em idade escolar, de regiões sem cobertura da oferta educativa; utilização de diversos meios, incluindo as tecnologias de informação e comunicação (TIC), para a mediação pedagógica e o estabelecimento de entidades reguladoras da qualidade da oferta formativa na modalidade a distância.
O desenvolvimento rápido e crescente das TIC tem contribuído para o enriquecimento das formas tradicionais de EaD, por um lado e, para o surgimento dos modelos de e-learning e m-learning, por outro lado, desencadeando novos desafios de garantia de qualidade.
Em Moçambique, particularmente, a aposta do Governo no uso de metodologias de EaD para a expansão da oferta formativa estimula o aumenta e diversificação de instituições e cursos a distância, crescendo igualmente a necessidade de melhorar as políticas públicas para a salvaguarda da qualidade.
O presente estudo tem como objetivo formular um conjunto de recomendações aos decisores políticos em Moçambique, sobre políticas públicas de garantia de qualidade em EaD. O estudo foi estruturado com base num modelo de análise inspirado no conceito do modelo de análise proposto por Quivy e Campenhoudt. O processo de recolha de dados teve duas fases principais: na primeira, recorreu-se aos inquéritos por questionário, entrevista e grupo focal, para o levantamento da realidade atual da EaD em Moçambique e, na segunda, utilizaram-se os inquéritos por entrevista e grupo focal, para validar a proposta do conjunto de recomendações para futuras políticas.
Os principais resultados sugerem que a intervenção de diferentes entidades reguladoras da qualidade de ensino necessita de melhor harmonização; a crescente utilização das metodologias de EaD no país requer o reforço da capacidade institucional do INED e, a responsabilidade primária de garantia de qualidade deverá ser paulatinamente confiada aos provedores de cursos. Embora a qualidade dos cursos seja satisfatória, os mediados por tecnologias apresentam limitações, sobretudo no ensino público. O referencial de qualidade específico de EaD responde às exigências de acreditação, embora haja necessidade de melhorar os critérios de avaliação da componente tecnológica. No futuro seria relevante realizar estudos sobre o papel das tecnologias nos sistemas de acreditação de EaD, com enfoque para o funcionamento do sistema do INED.