Com o intuito de criar um programa de intervenção, para membros da Comunidade Académica da Universidade de Aveiro, no sentido de melhorar a Qualidade de Vida e a Sobrecarga emergente do papel de Cuidador Familiar, o projeto UA Cuida convida à participação num questionário.

O propósito é caraterizar a Comunidade Académica da UA, para identificar os membros que Cuidam, ou participam nos cuidados, de um Familiar Dependente (seja criança, jovem, adulto ou idoso).

Este Projeto de Intervenção na Comunidade Académica – Universidade Amiga das Famílias Cuidadoras (UACuida) – é da responsabilidade da investigadora Marília Rua (CIDTFF, ESSUA) que, em colaboração com um grupo de Docentes, Investigadores e Profissionais da área da Saúde, pretendem levar até aos Cuidadores Familiares conhecimentos e ferramentas que o apoiem no desempenho deste papel.

Entre os dias 6 a 9 de fevereiro, já foram dadas 103 respostas (questionários válidos), cujos resultados, ilustrativos da necessidade de intervenção, o projeto deu a conhecer como incentivo à participação da comunidade académica:

Respondentes:
– 76 (73,8%) do sexo feminino,
– idades compreendidas entre os 18 e os 70 anos,
– 44 (42,7%) casados e 44 (42,7%) solteiros,
– 37 (35,9%) são estudantes, 31 (30,0%) são docentes e 19 (18,4%) investigadores.

São cuidadores informais 25 (24,4%) dos participantes: 10 dos 25 declaram-se cuidadores principais (sexo masculino) e 3 partilham o cuidado com apoio institucional.

Destaca-se a elevada proporção de cuidadores informais do sexo masculino, bem como a baixa proporção de cuidadores que partilham o cuidado com profissionais.

questionário

– – – – –

O projeto dá cumprimento ao estipulado no Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), assegurando a segurança, proteção, anonimato e confidencialidade de todos os dados facultados pelos participantes, em todas as fases.