PAELab_oge_simposio imagem topo-15

8, 9 de maio de 2017 | Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro

O Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar realiza-se desde 2000 e tem proporcionado a um conjunto vasto de atores sociais e educativos – investigadores, professores, decisores políticos, administradores, autarcas, sindicalistas, encarregados de educação – a oportunidade de divulgação da investigação realizada e o debate de ideias neste campo do conhecimento e da ação pública.

VIII edição do Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar, ao sinalizar a rede escolar, propõe um debate sobre um dos sectores mais afetados pelas mudanças do sistema educativo português: de uma rede de escolas passámos a conviver com uma rede de agrupamentos, construídos por vezes numa lógica racional-burocrática, ignorando os atores locais, quer estes sejam institucionais quer sejam individuais.

Também as retóricas públicas da ‘autonomia’ e da ‘descentralização’ agudizam a discussão em torno do triângulo poder central/poder local/(agrupamento de) escolas.

Sendo a rede escolar o palco da ação educativa em permanente transformação, ela é sobretudo o resultado de (re)configurações sucessivas que ora procuram atenuar tensões, ora as deixam ainda mais acesas, abrindo caminho a desafios que colocam a Educação no fio da navalha.

O debate em questão será enriquecido com as conferências dos Professores Licínio Lima, João Barroso e António Neto-Mendes, havendo ainda espaço para a submissão de propostas de comunicação e para um debate com representantes de alguns dos atores educacionais mais representativos.

São 5 os EIXOS TEMÁTICOS:

1. Regulação central e regulação local
  2. Autonomia da escola e ‘descentralização’ para o Município
  3. Rede pública e rede privada
  4. Rede de escolas e rede de agrupamentos
  5. Gestão da escola e gestão do agrupamento

O programa do encontro, orientações para a submissão de propostas, inscrições e outras informações de interesse estão disponíveis na página oficial do evento: http://simposiooge.web.ua.pt/2017/

Para mais informações disponibiliza-se também o email do Simpósio: de-oge@ua.pt