Isabel Salomé Miranda Santos de Lima, Ana Isabel Andrade (CIDTFF) & Nilza Costa (CIDTFF) | in Educação & Formação, 5(13), pp. 3-26
Resumo:
“Na formação inicial, os supervisores de estágio pedagógico exercem um papel importante na construção de identidade profissional no formando, contribuindo para que os futuros professores sejam capazes de enfrentar com sucesso a complexidade dos desafios inerentes aos contextos educativos, em constante transformação. Este artigo caracteriza o discurso acerca das práticas supervisivas de supervisores de estágio de futuros professores do Ensino Secundário/ES em Cabo Verde, procurando compreender necessidades da sua formação. Para efeito, foram concebidos, validados e aplicados questionários e aplicados questionários a 10 supervisores institucionais, 19 supervisores cooperantes e 66 estagiários, e realizadas entrevistas de aprofundamento a 3 supervisores do Ensino Superior e 3 supervisores de escolas. Os resultados mostram que urge formar os supervisores incentivando-os a terem posturas mais reflexivas e críticas, investigativas e de colaboração entre si, de modo a potenciar a qualidade da sua função supervisiva permitindo que tenham um papel cada vez mais ativo no seu desenvolvimento. Mudanças organizacionais emergem como fundamentais para melhorar o perfil de saída dos formandos e, consequentemente, da educação em Cabo Verde.”
– – – – –
Referência:
Lima, I. , Andrade, A. Isabel, & Costa, N. . (2020). A prática pedagógica na formação inicial de professores em Cabo Verde: perspectivas dos supervisores. In Educação & Formação, 5(13), p. 3-26. DOI: 10.25053/redufor.v5i13.1448. Disponível em https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1448