O Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro elaborou um vídeo destinado a educadores e professores dos ciclos de ensino não superior, com dicas sobre a forma de concretizar a Educação a Distância.

Os principais visados são os profissionais pouco familiarizados com esta modalidade de formação, motivo pelo qual o vídeo consiste numa abordagem mais pragmática do que propriamente académica.

Com efeito, nesta época de distanciamento social, as escolas têm um desafio hercúleo pela frente, já que se debatem com inúmeros problemas. Há alunos sem recursos informáticos e/ou acesso à internet, em casa, e professores pouco confortáveis com rotinas de processos de ensino e de aprendizagem exclusivamente a distância. Para além disso, há a considerar a existência de famílias assoberbadas pelas circunstâncias atuais e pela gestão (por vezes difícil) de todos estes processos de comunicação com a(s) escola(s) da/o(s) filha/filho(s) e organização dos cronogramas em casa por causa das aulas.

Desafios idênticos têm os dez Centros de Competência do país. São inúmeras as escolas de todos os ciclos (incluindo o pré-escolar) a pedir apoio para a organização do trabalho online no 3º período. Este vídeo pretende, assim, ser uma primeira abordagem muito simples com pequenas dicas sobre esta nova realidade.

O vídeo, assinado pelas investigadoras Maria José Loureiro (CIDTFF) e Susana Senos, encontra-se disponível no sítio da Direção Geral de Educação no separador de Apoio às Escolas em https://apoioescolas.dge.mec.pt/node/672