Na sequência das “Dicas para EaD” e do webinar “Educação à Distância: abordagens possíveis para aulas online”, pelas investigadoras do ccTICua Maria José Loureiro (CIDTFF) e Susana Senos, e pedidos de apoio a docentes feitos por agrupamentos de escolas, face aos novos desafios que enfrentam, as investigadoras têm vindo a desenvolver Ações de Curta Duração (ACD) à distância.

Embora muitos docentes manifestem sentir dificuldades ao nível tecnológico, no que se refere às plataformas, aplicações e ferramentas a utilizar, as ACD’s promovidas por este Centro de Competências prendem-se sobretudo com as questões didáticas e metodológicas do processo de “Educação a distância” por haver muitas dúvidas, fragilidades e até transposições diretas de modelos presenciais para plataformas de e-Learning, sem preocupações de caráter pedagógico.

De frisar que as 4 ACD’s realizadas até ao momento, tiveram um elevado número de inscritos e contaram com cerca de 120 participantes.

As sessões contaram com um momento inicial de “brainstorming”, com o intuito de elucidar os formadores sobre as preocupações, anseios e sentires dos formandos, e um momento de trabalho de grupo em salas virtuais separadas, que se refletiu nas avaliações feitas através de questionário anónimo como uma das mais-valias das sessões. Foram igualmente mencionados a acessibilidade, simpatia e profissionalismo das formadoras e a adequação perfeita da formação ao momento atual vivido na educação.

Face à enorme aceitação e adesão à formação desenvolvida, o ccTICua continuará a implementar ACDs à distância, estando também, como até agora, disponível para prestar todo o apoio que os professores e diretores de AEs considerem pertinente. Com efeito, é de salientar que entre os contactos por mail, telefone e videochamada, o ccTIC terá respondido a, até ao momento presente, cerca de 50 ou mais pedidos de ajuda.