O Centro de Competências TIC da Universidade de Aveiro (ccTICua), integrado por vários investigadores do CIDTFF, continua a apostar, em grande escala, na dinamização de todo o tipo de ações que possam servir de apoio e orientação aos docentes, em tempos de Educação a Distância.

Para além das formações online feitas nos últimos tempos, com temáticas bastante diversificadas, os elementos do ccTICua têm-se empenhado noutras iniciativas com função de autoformação, entre outras.

Entre as temáticas das formações online, destacam-se as dedicadas ao 1º ciclo (e para o grupo 120), com atividades concretas e vários níveis de aprofundamento e grau de conhecimento em relação às tecnologias digitais; e a Ação de Curta Duração sobre a plataforma Milage.

Entre as próximas ações, destacam-se:

– “Erasmus & eTwinning: Inovação na Educação (a Distância) através da colaboração”, por Rosa Luísa Gaspar [Inscrições]

– “Avaliação, avaliação formativa das aprendizagens e o digital”, por Nuno Dorotea [Inscrições]

No congresso nacional TIC@Portugal’20, o ccTICuA irá dinamizar os workshops:

– “Contar uma história com ScratchJr”, por Maribel Miranda Pinto 

– “Potencialidades da Plataforma Milage +”, por Mauro Figueiredo

Salienta-se ainda a presença no IV Fórum CIDTFF de Mª José Loureiro (investigadora do CIDTFF e uma das professoras em mobilidade do ccTICua) como coautora de um vídeo sobre projeto TangIn – “The TangIn Project in the confluence of social responsibility, innovation and citizen science” – e de Susana Senos, como critical friend do trabalho e voz off da narrativa do vídeo.

Para o desenvolvimento destas iniciativas, o ccTICua tem trabalhado em estreita colaboração com todos os outros Centro de Competências TIC, destacando-se os de Setúbal, Coimbra, Lisboa e Algarve.

À semelhança do que vem acontecendo, o ccTICuA prossegue com a sua missão aberto às solicitações e contactos dos professores para todo o tipo de ajuda de que necessitem.