Hugo Dantas (CIDTFF) & Isabel Cabrita (CIDTFF) | Atas do 5º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning. pp. 237-247

Resumo:

No contexto educativo brasileiro, existiram leis para coibir o uso dos celulares em salas de aula e há professores que resistem à sua utilização. Entretanto, cada vez mais investigadores defendem um uso inteligente das tecnologias móveis no processo educativo, designadamente em matemática.

Neste cenário, concebeu-se um projeto de investigação que visa analisar a influência de uma adequada exploração de tecnologias móveis no desenvolvimento de competências matemáticas transversais e específicas em estudantes do ensino médio/técnico do Instituto Federal de Pernambuco.

Para a consecução de tal finalidade, optou-se por um estudo de casos múltiplos, de natureza qualitativa/interpretativa, envolvendo estudantes de três turmas distintas.

Os dados recolhidos, principalmente, através das técnicas de observação, recolha documental e inquirição, serão alvo de análise estatística descritiva e de conteúdo orientada por um sistema de categorias pré-definidas e/ou definidas recursivamente.

Espera-se que os resultados obtidos nos permitam refletir sobre as condições que potenciam a exploração de tecnologias móveis e as suas ressonâncias nos processos de ensino e de aprendizagem dos estudantes envolvidos.

Palavras-chave: mobile learning, Matemática, competências específicas e transversais, ensino médio/técnico.

ver mais

– – – – –

Referência:
Dantas, H. e Cabrita, I. (2020). Mobile Learning no desenvolvimento de competências matemáticas: estudo de caso no ensino médio do Instituto Federal de Pernambuco, In Carvalho, A. A. A., Revuelta, F., Guimarães, D., Moura, A., Marques, C. G., Santos, I. L., & Cruz, S.(Orgs.)  Atas do 5º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, 237-247. Coimbra: CEIS20, Universidade de Coimbra. Disponível em http://hdl.handle.net/10316/89364