
O ProChild CoLAB – laboratório colaborativo em Portugal dedicado ao combate à pobreza e exclusão social na infância – disponibilizou um documento interativo que aborda aspetos importantes a considerar no regresso às creches e jardins de infância.
Participaram no desenvolvimento do documento Manuel Sarmento, Gabriela Bento (CIDTFF), Ana Teresa Brito, Fernanda Leopoldina Viana, Gabriela Portugal (CIDTFF), Gabriela Trevisan, Helena Grangeia, Isabel Narciso, Isabel Soares, Leonor Rodrigues, Luísa Barros, Marina Serra Lemos, e Marlene Sousa.
Excerto:
“Após a organização de um banco de recursos que sistematiza principais estratégias e recursos para promover a saúde e bem-estar de crianças e famílias durante a pandemia (disponível aqui), considerou-se importante disponibilizar um documento que aborda aspetos importantes a considerar no regresso às creches e jardins de infância.Pretende-se contribuir para um retomar da ação educativa mais positivo e tranquilo para as crianças, famílias e profissionais.
As dimensões que são salientadas neste documento estão alinhadas com as orientações publicadas pela Direção-Geral da Saúde, a 13 de maio de 2020, no âmbito da reabertura das creches. Procurou-se adotar uma visão construtiva, flexível e positiva face às exigências que a situação de pandemia impõe, sem se perder o foco em torno de aspetos considerados essenciais para a promoção do desenvolvimento e aprendizagem da criança. Este documento pretende ir ao encontro de algumas preocupações de profissionais de educação de infância no processo de reorganização do contexto e das práticas educativas, à luz das orientações da Direção-Geral da Saúde.”
– – – – –
Referência:
Sarmento, M., Bento, G., Brito, A. T., Viana, F. L., Portugal, G., Trevisan, G., Grangeia, H., Narciso, I., Soares, I., Rodrigues, L., Barros, L., Lemos, M. S., & Sousa, M. (2020). Redescobrir a qualidade em educação de infância em tempos de mudança. ProChild CoLAB. http://prochildcolab.pt/covid-19-educacao-de-infancia/