
Carlos Quitério, António Ramalho Mostardinha (CIDTFF), Diana Sousa, Carla Vilas Boas & Teresa Lopes | Repositório ELCOS – Sociedade Portuguesa de Feridas, pp. 1-15
O artigo do qual o investigador foi coautor foi premiado no X Fórum Internacional de Úlceras e Feridas e publicado no Repositório ELCOS – Sociedade Portuguesa de Feridas.
Resumo:
“Introdução: Uma das complicações mais frequentes na cicatrização de feridas cirúrgicas do foro ortopédico é o desenvolvimento de flictenas, com uma incidência entre 13-35%. As flictenas poderão interferir na reabilitação do doente, com consequente atraso na alta hospitalar, aumentando os custos associados aos cuidados de saúde.
Objetivo: Identificar os fatores relacionados com o desenvolvimento de flictenas periferida cirúrgica em indivíduos submetidos a cirurgia da anca.
Metodologias: Estudo transversal e analítico. A população de estudo foi constituída por indivíduos internados no serviço de Ortopedia de um hospital distrital, submetidos a cirurgia da anca. A amostra por conveniência foi composta por 98 indivíduos com uma idade média de 71,1±10,6 anos e maioritariamente do sexo feminino (53,1%).
Resultados: Observou-se a proporção de flictenas de 45,9%. Observaram-se correlações significativas entre apresentar flictenas com a presença de maceração da pele, a presença de edema, e com a obesidade.
Conclusão: O desenvolvimento de flictenas em indivíduos submetidos a cirurgia da anca poderá estar associado à presença de maceração, de edema e de obesidade. Futuros trabalhos poderão focar-se no estudo de fatores intrínsecos, ambientais e relativos a intervenções de enfermagem [e.g. tipo de penso], com recurso a outros tipos de estudo (e.g. caso-controlo) por forma a avaliar a presença de efeitos de mediação e/ou moderação de diferentes variáveis confundidoras.”
– – – – –
Referência:
Quitério, C., Mostardinha, A. R., Sousa, D., Vilas Boas, C., & Lopes, T. (2019). Desenvolvimento de flictenas em indivíduos submetidos a cirurgias ortopédicas na anca: um estudo transversal sobre fatores associados. in Repositório ELCOS – Sociedade Portuguesa de Feridas, 1-15. https://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/32425