atas_a leitura e a resolucao de problemasAna Pereira, Ana Paula Aires (CIDTFF) & Susana Fontes | Atas do XIII Congresso SPCE, pp. 1170

Resumo:

“Esta investigação tem como objetivo apurar os hábitos de leitura dos alunos de duas turmas do 4.º e 5.º anos do Ensino Básico de duas escolas do norte de Portugal e relacionar a variável em estudo com o desempenho individual de cada aluno na resolução de problemas aplicados em contexto de sala de aula.

A metodologia adotada assumiu um caráter qualitativo e interpretativo, seguindo um design de estudo de caso, uma vez que se pretende uma observação detalhada e uma compreensão pormenorizadas de um contexto educativo. Os instrumentos de recolha de dados foram o inquérito por questionário e as respostas dos alunos aos problemas propostos.

Recorremos à análise de conteúdo através da formulação de três níveis de desempenho: Nível Baixo, Nível Intermédio e Nível Elevado para a resolução de problemas, baseada nos estudos realizados pelo TIMSS – Trends in International Mathematics and Science Study – e PIRLS – Progress in International Reading Literacy Study –, em 2011.

Com o recurso a tarefas reveladoras do desempenho individual de cada aluno e com a informação obtida por meio dos questionários, foi possível fazer um cruzamento de dados que nos permitiu constatar que a leitura é um fator determinante para o desempenho na resolução de problemas.

Os alunos que revelam ler com mais regularidade denunciam maior eficácia na resolução das tarefas propostas, pelo contrário os leitores passivos demonstram grandes dificuldades, essencialmente em tarefas de maior exigência leitora.”

ver mais