atas_representacoes em problemas de probabilidadeMaria M. Nascimento (CIDTFF), Eva Morais & J. Alexandre Martins | Atas do XIII Congresso SPCE, pp. 766

Resumo:

“Probabilidades, probabilidades condicionadas e, em particular, o teorema da probabilidade total e a fórmula de Bayes são conteúdos do tópico de Probabilidades, incluído na unidade curricular Probabilidade e Estatística das licenciaturas de engenharia do ensino superior. As dificuldades dos alunos nesses conceitos já foram discutidas em várias investigações. Neste trabalho, apresentamos uma matriz criada para analisar essas representações nos itens de um problema de um teste. As representações são os processos e produtos observáveis externamente como reflexo do que pensam os alunos. Assim, para resolver problemas a maior parte dos alunos usam técnicas que aprenderam nas aulas, mas outros podem usar processos menos formais ou padronizados. Baseando-nos num paradigma qualitativo e interpretativo analisámos as respostas dos itens de 45 alunos num problema de probabilidades do 1.º teste da avaliação contínua da disciplina de Probabilidade e Estatística do 2.º ano. Esses testes do ano letivo de 2013/2014 eram de alunos de licenciaturas de engenharia do ensino superior (Energias, Mecânica e Civil). Esta análise só considerou as respostas corretas ou parcialmente corretas. Quanto aos resultados, nas análises que revelaram um melhor desempenho na linguagem escrita as maiores dificuldades foram na linguagem simbólica.  Entre os alunos com melhor desempenho geral, os piores resultados foram os das respostas envolvendo representações da linguagem escrita. Esta matriz de análise precisa de ser aprofundada e melhorada com contributos teóricos. De futuro, espera-se que esta matriz possa ser usada para resolver essas dificuldades. Por exemplo, podem ser os alunos a usar a matriz num processo de revisão por pares duplamente cego.”

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