atas_contributos do suporte familiarEvelyn Santos (UA), Paula Vagos, Dayse Neri de Souza (CIDTFF), Isabel Ramos & Roselane Lomeo | Atas do XIII Congresso SPCE, pp. 564

Resumo:

“Cada vez mais o suporte para os familiares junto do estudante com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e o que eles providenciam a este estudante é referido como essencial para a adaptação social e académica. A literatura leva-nos a acreditar que a transição bem-sucedida de estudantes com NEE está relacionada com uma rede de suportes, por isso entendemos ser indispensável dar voz aos estudantes para identificarmos as suas necessidades, propiciando novos meios de comunicação para desenvolvermos estratégias de suporte que possam contribuir para a inclusão no Ensino Superior. O presente trabalho, de natureza qualitativa, objetivou identificar os principais suportes que tornaram a inclusão de estudantes com NEE possível, a partir de entrevistas semiestruturadas a 11 estudantes com NEE que frequentavam uma universidade pública portuguesa. A análise de dados foi realizada com a técnica de análise de conteúdo e apoiada pelo software de análise qualitativa WebQDA. Verificou-se, que no percurso pré-universitário (17 referências), na fase de acesso (9 referências) e na permanência na universidade (9 referências), o apoio familiar foi sempre o destacado. Conclui-se que é notória a importância do suporte familiar para a inclusão no Ensino Superior e portanto deve-se oferecer maior informação aos familiares durante essa etapa, visando maior apoio e esclarecimento para que se estabeleçam pontes entre esses sistemas, objetivando a real inclusão social e académica de estudantes com NEE.”

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